O que a BNCC fala sobre leitura?

Perguntado por: oduarte5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
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A BNCC (BRASIL, 2018) amplia os objetos de leitura para além dos gêneros impressos já consagrados pela escola, incluindo gêneros multissemióticos e multimidiáticos. Assim, contempla também as produções de linguagem produzidas e veiculadas pelas atuais tecnologias digitais de informação e comunicação.

A Literatura na BNCC é apresentada como uma maneira de promover uma imersão do discente em obras diversas, com a finalidade de formar alunos com um pensamento crítico, aberto às diferenças e com pelo desenvolvimento das habilidades esperadas para o século XXI.

Conforme a BNCC, na Educação Infantil, a inserção da criança na cultura escrita deve partir do que elas conhecem e das suas curiosidades, compreendendo experiências referentes ao seu uso social.

Habilidades de leitura a serem analisadas
localizar informações explícitas em um texto; distinguir um fato da opinião relativa a esse fato; estabelecer relações lógica-discursivas presentes no texto; inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

De acordo com estudos realizados acerca dos fatores que influenciam a leitura, constatou-se quais as competências fundamentais para o processo de alfabetização: consciência fonológica, familiaridades com textos impressos, metalinguagem, consciência fonêmica, conhecimento do princípio alfabético, fluência, vocabulário e ...

A habilidade EF15LP01 consiste em: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se ...

(EF35LP11) Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando ...

Esta prática propõe ampliar a imaginação e incentivar nas crianças a descoberta do universo da literatura infantil, confrontando realidade e fantasia. Além disso, ela auxilia no desenvolvimento do gosto pela leitura e por histórias, estimulando também o lúdico e o faz de conta.

Vygotsky (1991) observa que o ensino deve se dar de forma sistematizada e organizada, onde a leitura e a escrita sejam necessárias a formação pessoal da criança, com um significado relevante para sua vivência social.

A criança desenvolve as habilidades de comunicação e amplia seu vocabulário; O pensamento lógico da criança é incentivado; Ouvindo histórias, a criança desenvolve a capacidade de concentração e a disciplina; A criança aprende a lidar com as emoções narradas nas histórias.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Além disso, a BNCC entende a alfabetização como um processo que permite a criança codificar e decodificar os sons da língua em material gráfico, ou seja, nas letras. Para isso, ela precisa conhecer o alfabeto, ter consciência fonológica e desenvolver a mecânica de escrita e leitura.

Para conseguir ler e escrever, as crianças precisam de habilidades anteriores, como memória visual, capacidade de atenção, reconhecimento de objetos/imagens e motricidade fina. Essas habilidades são desempenhadas pelas funções cognitivas do cérebro descritas na sequência.

O que é habilidade na BNCC? As habilidades da BNCC são os conhecimentos necessários para o pleno desenvolvimento das competências. Em outras palavras, ao desenvolver uma competência, estamos mobilizando várias habilidades que juntas proporcionam o domínio em determinado contexto.