O que a Bncc fala sobre consciência fonológica?

Perguntado por: lparis7 . Última atualização: 26 de maio de 2023
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Os documentos oficiais da BNCC e da PNA apontaram a consciência fonológica como uma habilidade metalinguística fundamental no ciclo de alfabetização. Palavras-chave: Consciência fonológica.

A consciência fonológica, ou o conhecimento acerca da estrutura sonora da linguagem, desenvolve-se nas crianças ouvintes no contato delas com a linguagem oral de sua comunidade.

Os 5 campos de experiência da BNCC

  1. O eu, o outro e o nós. As crianças devem interagir entre si e com adultos para criar percepções sobre si mesmas e sobre os outros. ...
  2. Corpo, gestos e movimentos. ...
  3. Traços, sons, cores e formas. ...
  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
  5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Atividades com a habilidade (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Quais são os níveis de consciência fonológica? A consciência fonológica pode ser dividida em diferentes níveis, tais como, consciência de palavra, consciência silábica, consciência intrassilábica e consciência fonémica. Entre o primeiro e segundo mês de vida, a criança começa a distinguir os sons com base no fonema.

Consciência silábica
Avançando na consciência fonológica, é preciso mostrar para as crianças que cada palavra é formada por sílabas e que estas possuem sons específicos. Isso é essencial para que o aluno avance no processo de aprendizagem e consiga trabalhar com a língua.

Além disso, a BNCC entende a alfabetização como um processo que permite a criança codificar e decodificar os sons da língua em material gráfico, ou seja, nas letras. Para isso, ela precisa conhecer o alfabeto, ter consciência fonológica e desenvolver a mecânica de escrita e leitura.

Níveis da consciência fonológica:
– Noção de rima (capacidade de identificar rimas); – Aliteração (capacidade de identificar ou repetir a sílaba ou fonema no início da palavra); – Consciência silábica (capacidade de segmentar palavras em sílabas, a criança tem de identificar e discriminar as sílabas);

O termo consciência fonológica é definido como sendo a consciência de que as palavras são constituídas por diversos sons ou grupos de sons e que elas podem ser segmentadas em unidades menores (Morais, 1997; Capellini & Ciasca, 1999; Zorzi, 2000; Moojen & Santos, 2001).

A leitura em voz alta é uma importante ferramenta para os professores e pais. Para ampliar o vocabulário dos pequenos, familiarizar os ouvintes às rimas e aliterações, vale a pena investir em diferentes tipos de texto e construções, como poesias e contos cumulativos, por exemplo.

As rimas são ótimas ferramentas para desenvolver a consciência fonológica na aprendizagem infantil. Ela ajudam a criança a identificar padrões na fala e nos sons das palavras. Contar histórias, ler poemas e cantar canções com rimas são ótimas atividades para desenvolver a consciência fonológica de forma divertida.

A RELEVÂNCIA DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
A fonologia tem função de auxiliar a criança a aprender a reconhecer as palavras. Por meio da decodificação fonológica, a criança desenvolve a habilidade de traduzir sons em letras, quando lê, e fazer o inverso, quando escreve.

(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a Page 6 EDUCAÇÃO INFANTIL DOCUMENTO PRELIMINAR PARA CONSULTA PÚBLICA estrutura da história.

(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.

Habilidade: EF15LP02 - Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre ...

A habilidade EF15LP09 consiste em: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

Respeito à diversidade (física) (EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.

A consciência fonológica pode auxiliar as crianças no processo de construção da escrita pelo fato da criança poder pensar sobre os sons que compõem as palavras e manipulá-los de forma consciente.

Entre várias dimensões metalinguísticas, uma, que é fundamental para que um aprendiz se alfabetize, é a capacidade de refletir sobre os segmentos sonoros das palavras que pronunciamos, isto é, a consciência fonológica. Tal consciência é um conjunto de habilidades variadas.