O que a Bncc diz sobre o protagonismo dos alunos?

Perguntado por: erosa . Última atualização: 1 de maio de 2023
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A BNCC define competências que as crianças devem desenvolver em cada fase da educação. Em vigor desde 2018, a Base propõe que as crianças sejam protagonistas de seus próprios aprendizados, tendo cada vez, mais voz e participação nos processos de aprendizagem.

Estimular o protagonismo do aluno é também estimular sua criatividade para auxiliar no desenvolvimento do pensamento crítico e inovador. Assim, o aluno mantém sua curiosidade natural pelo mundo e tem capacidade de analisar situações, fazer escolhas, administrar as emoções e gerenciar os próprios pensamentos.

O protagonismo infantil é muito importante para o desenvolvimento infantil, afinal, não é à toa que a palavra “protagonista” aparece 55 vezes na Base Nacional Comum Curricular.

Essa ampliação possibilita a efetivação de novas atitudes, tanto no que se refere à cognição como a convivência social, privilegiando os quatro pilares da Educação adotados pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

Os três pilares – contexto, propósito e experiência – são conhecidos como a Tríade do Protagonista, e de acordo com Carlos Busch, estão diretamente ligados ao sucesso das pessoas e empresas.

O aluno protagonista é o estudante que reconhece que seu sucesso e seu aprendizado dependem apenas de si mesmo. Portanto, ele tem autonomia, comprometimento e curiosidade para construir o seu conhecimento. A partir disso, ele passa a ser capaz de expor e debater ideias, melhorando suas habilidades socioemocionais.

O aluno protagonista, para simplificar, é aquele que extrai o conhecimento a partir de experiências e vivências. O dicionário da ABL aponta uma ótima explicação do que é protagonismo: “Protagonismo é o processo de protagonizar, o figurante principal de uma apresentação.

No primeiro exemplo, o código da BNCC se refere aos objetivos de aprendizagem da educação infantil. Ele traz um grupo por faixa etária, o campo de experiência e a habilidade que será desenvolvida. Cada uma das letras e números indicam as seguintes informações: EI: primeiro par de letras indica a etapa educacional.

Habilidade: EF15LP02 - Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre ...

EF15LP01. Habilidade: (EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

A ideia principal é fazer com que o jovem tenha uma legítima participação social, contribuindo não somente à escola, como também com a comunidade em que está inserido. Assim, o protagonismo juvenil forma pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente, capazes de se solidarizar com o próximo.

(EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade. (EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

(EM13LP47) Analisar assimilações e rupturas no processo de constituição da literatura brasileira e ao longo de sua trajetória, por meio da leitura e análise de obras fundamentais do cânone ocidental, em especial da literatura portuguesa, para perceber a historicidade de matrizes e procedimentos estéticos.

6 passos para estimular o protagonismo dos alunos

  • Não dê respostas prontas.
  • Valorize a experimentação. ...
  • Crie um ambiente que acolha o erro.
  • Permita o protagonismo dos alunos na criação das aulas.
  • Incentive o debate. ...
  • Possibilite a tomada de decisões.

O que é Protagonismo:
Protagonismo é um termo muito usado no teatro, no cinema, na novela etc. para se referir ao personagem principal da encenação. No sentido figurado protagonista é a pessoa que desempenha ou ocupa o papel principal numa obra literária ou num acontecimento.

Uma das principais atividades para promover o protagonismo é o trabalho em grupo e a realização de projetos em sala de aula. Dessa maneira, ofereça jogos e situações-problemas para serem solucionados pelos estudantes em times.