O que a Bncc diz sobre o ensino de Geografia?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 3 de maio de 2023
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Assim, a Geografia na BNCC propõe o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para o pensamento espacial e o raciocínio geográfico, que permitem ao aluno resolver problemas, dominar o conhecimento factual e exercitar a cidadania.

O componente curricular Geografia apresenta seus objetivos tendo como referência as quatro dimensões formadoras: O sujeito e o Mundo; O lugar e o Mundo; As Linguagens e o Mundo e as Responsabilidades e o mundo. Em todos os anos do Ensino Fundamental e Médio os objetivos são organizados a partir dessas dimensões.

As unidades temáticas são denominadas de “O sujeito e seu lugar no mundo”, “Conexões e escalas”, “Mundo do trabalho”, “Formas de representação e pensamento espacial” e “Natureza, ambientes e qualidades de vida”.

A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.

O documento de Geografia propõe um trabalho pedagógico que visa à ampliação das capacidades dos alunos do ensino fundamental de observar, conhecer, explicar, comparar e representar as características do lugar em que vivem e de diferentes paisagens e espaços geográficos.

Planejar, propor, elaborar e executar projetos de pesquisa e de extensão acadêmica no âmbito da Geografia. Interpretar mapas temáticos ou outras representações gráficas e cartográficas. Dominar a língua portuguesa como forma de expressão, para viabilizar a produção e a difusão do conhecimento geográfico.

Para dar conta desse desafio, o componente curricular Geografia engloba cinco unidades temáticas comuns ao longo do Ensino Fundamental, em uma progressão, ano a ano, dos conhecimentos geográficos, as quais são: O sujeito e seu lugar no mundo; Conexões e escalas; Mundo do trabalho; Formas de representação e pensamento ...

Objetivos de estudo da geografia
A Geografia tem como objetivos essenciais: 1. Localizar, descrever e interpretar as paisagens; 2. Explicar as inter-relações entre os fenómenos, físicos e humanos, com vista a uma correta interpretação dos modos de organização do espaço; 3.

Segundo Callai (2012), o objetivo da Geografia Escolar é tentar explicar e compreender o mundo, de situar o educando no contexto socioespacial onde vive e de construir instrumentos para tornar o mundo mais justo para a humanidade por meio da formação de cidadãos.

Além de identificar e entender a dinâmica da natureza, tais como a formação e transformação do relevo, a hidrografia, a atmosfera, a vegetação, a relação de interdependência que existe entre todos eles e a influência que os mesmos produzem nas relações humanas.

Por meio da geografia, nas aulas dos anos iniciais do ensino fundamental, podemos encontrar uma maneira interessante de conhecer o mundo, de nos reconhecermos como cidadãos e de sermos agentes atuantes na construção do espaço em que vivemos. E os nossos alunos precisam aprender a fazer as análises geográficas.

Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia.

O que é habilidade na BNCC? As habilidades da BNCC são os conhecimentos necessários para o pleno desenvolvimento das competências. Em outras palavras, ao desenvolver uma competência, estamos mobilizando várias habilidades que juntas proporcionam o domínio em determinado contexto.

Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desen- volvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

O ensino de Geografia deve se desenvolver impulsionado pela sensibilidade e pela urgência de aliar o conhecimento científico e tecnológico a uma nova perspectiva de produção material da vida, pautado no respeito aos seres humanos e à natureza, e principalmente, vinculado a vivência dos estudantes e seu entorno.

Na atualidade, vêm sendo utilizados na Geografia os seguintes métodos científicos: hipotético-dedutivo, fenomenológico e dialético. Destarte, afirmamos que no presente texto nos detemos ao método dialético, devido a optarmos por esse método na elaboração dos nossos pensamentos e trabalhos científicos.

O principal objetivo do ensino de Geografia, na escola básica, é a formação do pensamento espacial nos alunos. Sua importância reside no fato de ele ser, para os discentes, um instrumento potencializador de transformação da realidade e de construção de sua cidadania.

A BNCC enxerga a Geografia como um componente importante para que a criança perceba e analise criticamente o mundo, a vida e o cotidiano. A ênfase do componente, na nova abordagem proposta pela BNCC, é direcionada para o pensamento espacial e para o raciocínio geográfico.

O documento, afirma que, “no caso da Geografia, o real refere-se ao espaço geográfico e, por isso mesmo, os próprios PCNEM estabelecem como princípios de análise: 1) causas/efeitos; 2) intensidade; 3) heterogeneidade; 4) contexto espacial”9 (p. 60). SEMTEC, 2002, p.

A Geografia na Educação Infantil pode ampliar na criança o desenvolvimento das noções de representação e orientação de lugar, paisagem, lateralidade, espaço e tempo, com estratégias de ensino que possam vir a ajudá-la no seu desenvolvimento cognitivo, cultural e social ao longo da vida.