O que a Bíblia nos ensina sobre mágoa?

Perguntado por: erezende . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Toda vez que uma pessoa te magoar, nunca diga que alguém deveria pagar por isso. E, em sua maneira amorosa e carinhosa, Jesus Cristo te fala: "Eu paguei pelo erro humano”. Ore por aqueles que você não pode perdoar, na certeza de que Deus já sabe o que está acontecendo dentro de você.

Ressentimento é o sentimento que se caracteriza pela existência de mágoas, rancores ou angústias que se formam como consequência de uma ofensa ou a partir de uma atitude que é recebida de malgrado.

A mágoa é um sentimento triste e pesado. É sentimento que dói, que machuca, que fere. A mágoa faz com que fiquemos remoendo e remexendo aquilo que nos causou sofrimento. A mágoa surge em algum momento, quando alguém nos fere com palavras ou atitudes, e não conseguimos perdoar.

Veja alguns sintomas:

  • físicos — úlcera, alergias, asma, e com decorrer do tempo, câncer;
  • psíquicos — irritabilidade, ansiedade e nervosismo;
  • sociais — queda de rendimento no trabalho ou na escola, isolamento, apatia e conflitos domésticos.

Tente medir bem as palavras sem prejudicar o conteúdo do que está tentando dizer nem repreender o homem. Para isso, as frases começadas em “Eu” podem ajudar muito. Frases desse tipo podem ajudá-la a assumir integralmente o que sente: “Fiquei muito magoada por você ter esquecido do meu aniversário na semana passada”.

Perdoar implica em desapegar dos sentimentos negativos em relação a alguém que fez algum mal a nós. O rancor, por outro lado, é uma mistura de ressentimento, hostilidade, raiva, medo. A permanência deste estado mental pode até provocar consequências fisiológicas, como danos cardiovasculares e doenças autoimunes.

Quando a mágoa persiste, é hora de procurarmos ajuda. Isso porque esse sentimento pode ter consequências graves. Veja como se livrar dela. A mágoa pode machucar mais do que uma dor física.

Mágoa é um sentimento comum dos seres humanos, caracterizado por uma sensação provocada a partir de um ato indelicado, decepcionante e de ofensa por parte de outrem.

A parte pensante do cérebro fica limitada, é quando agimos sem pensar para nos livrarmos da sensação de perigo. Portanto, a mágoa consome muita energia, pois cada vez que contamos o que aconteceu, os mesmos sentimentos são desencadeados.

"Uma ofensa, um ressentimento, uma decepção podem ser causadores de uma mágoa que, se não for olhada e tratada com cautela, pode evoluir para um rancor. O rancor não é passageiro, traz consigo aquela ideia de vingança, de descontar o mal sofrido e afeta, principalmente, quem o sente", disse.

O ressentido não é alguém incapaz de esquecer ou perdoar; é alguém que não quer esquecer, não quer superar o mal que o vitimou. É diferente de uma mágoa, em relação à qual, se a pessoa se desculpar, passa.

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11, 28-30).

Aqueles que falaram mal de nós e que mentiram a nosso respeito perante o mundo. Não guardamos mágoa no coração contra eles. Dizemos: Que Deus julgue entre eles e nós; que Ele os recompense por suas obras. [Ver D&C 64:11.]

Pode levar muito tempo, em alguns casos uma vida toda (“ou mais”) para se estabilizar emocionalmente frente ao evento desagradável. Somente quando conseguir elaborar as suas estruturas egocêntricas, alcançará um estado psicológico mais harmonizado, para poder exercer a compreensão empática dos porquês e perdoar.

O primeiro deles é o sentimento de raiva contra a pessoa que a machucou. Ele é tão forte que impede até de ficar no mesmo lugar que ela. Esse sentimento não traz nada de bom e, ao crescer, dá outros frutos negativos. O segundo sinal, complementar ao primeiro, é evitar a pessoa o máximo possível.

5 maneiras de se libertar de mágoas passadas.

  1. Tome a decisão de deixá-la ir. As coisas não desaparecem por conta própria. ...
  2. Expresse sua dor – e sua responsabilidade. ...
  3. Pare de ser a vítima e culpar os outros. ...
  4. Concentre-se no presente – o aqui e agora – e a alegria. ...
  5. Perdoe os outros e antes de mais nada, a você mesmo.

Outra causa que nos leva a sentir-nos machucados em nossos relacionamentos é a baixa autoestima. Precisamos muito, desejamos receber dos outros a atenção, o amor e a validação que não damos a nós mesmos. Essa é uma fonte inesgotável de dor, porque nunca estamos satisfeitos, nunca é suficiente.

O melhor meio de ir à forra com alguém que a magoou é dedicando tempo a si mesma. Esforce-se para entrar em forma e seguir em frente.
...
Cuide-se.

  1. Permita-se vivenciar as emoções, lidando com cada uma delas. ...
  2. Faça coisas que a deixem feliz. ...
  3. Às vezes, a felicidade já é uma forma de vingança.