O que a Bíblia fala sobre ter muitos amigos?

Perguntado por: lgoncalves2 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão.

“Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão.”(Provérbios 18,24)

23 O pobre fala com rogos, mas o rico responde com dureza. 24 O homem que tem amigos deve agir amigavelmente, e há amigo mais chegado do que um irmão.

17 O amigo ama em todo o tempo, e para a aangústia nasce o irmão. 18 O homem falto de entendimento dá a mão, ficando por fiador diante do seu próximo. 19 O que ama a contenda ama a transgressão; o que aalça a sua porta busca a ruína.

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.

Parafraseando um pouco o Apóstolo Paulo, a “ [amizade] é sofredora e é benigna. [A amizade] não é invejosa, não busca seus interesses, não se irrita facilmente, não suspeita mal. [A amizade] nunca falha”. Como acontece com tudo o que é de valor na vida, é no lar que melhor satisfazemos nossa necessidade de ter amigos.

Deus criou a amizade porque ele sabia que, quando o amor machucasse, ela seria a cura. Deus criou a amizade porque ele sabia que, quando o amor machucasse, ela seria a cura.

Salmo 97

Qual é o salmo da amizade? De maneira geral, a leitura de salmos está relacionada a benefícios em todas as áreas. Mas cada tem costuma ser ligado a um tema. Esse é o caso do Salmo 97, indicado para manter as amizades fortes, com harmonia, fraternidade, entusiasmo e compreensão.

Provérbios 18:24 NVI
Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão.

Amigo é o nome que se dá a um indivíduo que mantém um relacionamento de afeto, consideração e respeito por outra pessoa. O amigo é aquele que possui uma grande afeição por uma ou mais pessoas, que é leal, que protege e faz o possível para ajudar sempre.

9. O óleo e o perfume alegram o coração; assim é o doce conselho do homem para o seu amigo. 10. Não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai; nem entres na casa de teu irmão no dia de tua adversidade.

Mas existem outros exemplos de isolamento nas escrituras. O mais conhecido deles é o isolamento de Jesus por quarenta dias no deserto (Mateus 4.1-11). Aqui, o isolamento expressa coragem e resistência. É uma ação associada a uma obediência que supera o que é prejudicial e destrutivo.

21 A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.

Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo. Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte.