O que a Bíblia fala sobre ser grato?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Mateus 16:19.) O reconhecimento e a gratidão pelas bênçãos recebidas têm sido uma mensagem enfatizada não somente pelos apóstolos e profetas dos dias antigos, mas também no tempo presente, por estes profetas que estão conosco aqui no tabernáculo hoje.

Deem graças ao Senhor, clamem pelo seu nome, divulguem entre as nações o que ele tem feito. Cantem para ele, louvem-no; contem todos os seus atos maravilhosos. Gloriem-se no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam o Senhor. Aleluia!

Ela contribui para o alívio do estresse e regulação emocional. Além de reduzir sintomas de depressão e ansiedade, a gratidão melhora o sono, fortalece o sistema imune, melhora a qualidade de vida e a sensação de felicidade.

Salmos 50:23
Não é porque somos da palavra da fé que isso foi anulado. Deus recebe, sim, os seus sacrifícios e existem sacrifícios que você vai expressar ao Senhor como forma de gratidão: sacrifícios de gratidão, de louvor, de conter seu corpo. Existem muitos sacrifícios que você pode oferecer ao Senhor e vale a pena.

O dicionário define a palavra como: qualidade de quem é grato, reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc; agradecimento.

Quando se busca o significado da palavra gratidão no dicionário tem-se a seguinte definição: “gratidão é a qualidade de quem é grato”. Nesse sentido, na etimologia (estudo da origem e evolução das palavras) da palavra, verifica-se que ela vem da palavra latina gratus, que é traduzida como estar agradecido ou ser grato.

- Salmos 150:1-2
A gratidão ao nosso Deus, deve vir do fundo do nosso coração. Louvá-lo pelos seus feitos e grandeza, fortalece ainda mais a nossa fé. Deus é o motivo do nosso louvor! Engrandecido seja o Seu poderoso nome!

A palavra gratidão é derivada do latim gratus, que pode ser traduzido como agradecido, ou gratia, que tem o mesmo sentido das palavras graça, bênção e dádiva. Sendo assim, gratidão significa o reconhecimento das coisas boas que existem na vida.

Diversas pesquisas científicas identificaram que quando sentimos gratidão liberamos o neurotransmissor dopamina e ativamos o sistema de recompensa do cérebro e isso gera uma sensação ainda maior de bem-estar e prazer no corpo.

Obrigado dá o sentido de obrigação, você fala aquilo porque é educado ou porque acha culturalmente certo falar isso. Ter gratidão é completamente diferente. É o desejo de realmente querer retribuir o favor que você recebeu.

Salmos 103 Ouvir
Que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia, Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia. O Senhor faz justiça e juízo a todos os oprimidos. Fez conhecidos os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel.

Dê tarefas adequadas, e também dê gratidão.

  1. Tenha gratidão também por você mesmo. Você é grato por quem é? ...
  2. Esquematize suas mensagens de gratidão. Um dos lados bons de tempos difíceis é que as pessoas são encorajadas a conversar. ...
  3. Não diga “pelo menos”

A gratidão é um sentimento poderoso e verdadeiramente transformador, porque nos leva a reconhecer e valorizar o que é bom. Ela nos leva a identificar as coisas boas que acontecem conosco e com as pessoas que estão próximas a nós.

Se formos gratos a Deus em nossas circunstâncias, podemos vivenciar uma doce paz, em meio à tribulação. Mesmo na aflição, podemos elevar nosso coração em louvor. Na dor, podemos gloriar-nos na Expiação de Cristo. No frio da amarga tristeza, podemos sentir a proximidade e o calor do abraço do céu.

As injustiças e a futilidade da vida nos perturbam. Grandes debates políticos e até guerras tratam de questões de justiça social, mas as desigualdades continuam. Avanços médicos procuram vencer doenças e prolongar a vida, mas todos nós ainda caminhamos para a morte.

Quando nos arrependemos, quando confessamos e abandonamos nossos pecados, o Senhor diz que não Se lembra mais deles (ver Doutrina e Convênios 58:42–43). Não significa que Ele Se esqueça; em vez disso, de uma forma extraordinária, parece que Ele opta por não Se lembrar deles e nós também não precisamos.”

Salmos 50:23 NVI
Quem me oferece sua gratidão como sacrifício honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos”.