O que a Bíblia fala sobre saúde mental?

Perguntado por: oandrade . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.3 / 5 4 votos

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Filipenses 4, 6-7).

Em Romanos 12:2, está escrito: "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Nossa mente está cheia de enganos e princípios falsos, que não nos permitem ver as coisas como Deus vê e nem sentir as ...

Cremos que todas as nossas emoções nos foram dadas por Deus. Sorrimos, choramos, nos alegramos, nos entristecemos; Deus nos deu emoções, não somos um robô, não temos um programa para seguir. Deus nos fez assim. É fácil aceitar emoções como a alegria, a paz, a ternura, a confiança, tudo vem de Deus.

Evangelho de Mateus, 6: 25-33-34 diz: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

Com a depressão não é diferente. Por isso, é preciso usar todos os dias as armas que Deus nos deu para nos empenhar na luta até a cura. A Palavra de Deus não nos deixa ficar secos de tristeza e de desânimo. Pelo contrário, ela nos enche de vigor e força, nos devolvendo a vida, o sorriso e a alegria.

A Bíblia nos mostra que os gigantes da fé também ficaram deprimidos, a exemplo de Jeremias, Elias, Jó, Jonas, Paulo e o próprio Jesus. Portanto, cristãos também podem ser atingidos por essa doença. Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal.

Do Latim anxietate Dificuldade de respiração; opressão; angústia; inquietação de espírito; desejo veemente; impaciência.

Salmos 77 Ouvir. Clamei a Deus com a minha voz, a Deus levantei a minha voz, e ele inclinou para mim os ouvidos. No dia da minha angústia busquei ao Senhor; a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada. Lembrava-me de Deus, e me perturbei; queixava-me, e o meu espírito desfalecia ...

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.

23 e vos renoveis no espírito do vosso sentido, 24 e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade.

No Antigo Testamento, Deus ordena o seu povo a não mentir (Levítico 19:11): “Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo”. A mentira é tão condenável para Deus que é um dos pecados capitais: “Não levantarás falsos testemunhos contra o seu próximo”.

6- Os tempos difíceis não duram para sempre – 'Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.' (Salmos 126:5-6) – Até os tempos mais difíceis passam. A alegria de Deus sempre vence.

Salmo 116 - Contra a Aflição. Amo ao Senhor, porque ele ouve a minha voz e a minha súplica. Porque inclina para mim o seu ouvido, invocá-lo-ei enquanto viver. Os laços da morte me cercaram; as angústias do Seol se apoderaram de mim; sofri tribulação e tristeza.

28 Como a cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito. 28 Como a cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.

A depressão não é falta de Deus; é uma doença neuronal caracterizada pela alteração de neurotransmissores no cérebro. Pessoas religiosas e não religiosas sofrem de depressão. Não há relação de causalidade entre a doença e a debilidade espiritual.

A depressão tem a ver com a incapacidade de trabalhar boas emoções. Ressalta-se especialmente orgulho, raiva, ódio e vingança. Nós espíritas sabemos que têm ainda as causas exógenas. Essas causas são espirituais no sentido de seres que já desencarnaram e continuam vivos entre nós.

Salmo 94:18-19 – Quando eu disse: Os meus pés escorregaram, o teu amor leal, SENHOR, me amparou! Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma.