O que a Bíblia fala sobre poesia?

Perguntado por: aresende3 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

A poesia é a linguagem dos anjos, dos amantes e das crianças. Transcende a razão e supera normas gramaticais. Fala mais à emoção que à razão, mais à alma que à cabeça. É a linguagem de Deus.

A poesia hebraica tem muito em comum com a poesia cananéia. É basicamente baseada no pensamento em linhas equilibradas, paralelas. C. A descoberta arqueológica do norte de Israel em Ugarite (Ras Shamra) tem ajudado os estudiosos entender a poesia do AT.

Poeta ( plural: poetas, feminino:poetisa; feminino plural:poetisas). De um ponto de vista especifico um poeta é alguém que compõe poemas, seu equivalente feminino em português é poetisa. Poetas podem se descrever como tal ou ser descritos como tal por outros.

Olavo Bilac

A primeira obra publicada de Olavo Bilac foi “Poesias” (1888).

Confira: 1 – A poesia contribui para a formação do imaginário, do jogo simbólico e da criatividade. 2 – Poemas expressam a beleza por meio da linguagem literária. 3 – Os poemas contribuem para o desenvolvimento da sensibilidade estética, construindo uma ponte entre a criança, o mundo real e o simbólico.

Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema. Assim, a poesia é um conceito mais amplo que pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc.

A poesia, como qualquer outra forma de criação artística, é um dos pilares das humanidades. Ao seguir os caminhos da emoção, da sensibilidade e da imaginação, o poema transmite conhecimento e valores humanos. Melhor ainda, ele molda o ser humano, de corpo e alma. A arte não raciocina.

PENSE! O que difere a poesia encontrada no Livro de Salmos das demais? PONTO IMPORTANTE! Difere-se no fato de que as poesias do Livro de Salmos foram inspiradas pelo Espírito Santo.

Possui raiz no latim como poesis, no entanto sua origem está no grego como poíesis, o que indica a ideia de criar ou fazer.

A palavra “poesia” vem do grego antigo “poiesis” que significa "criação". É definida como a arte de escrever em versos, com o poder de modificar a realidade, segundo a percepção do artista.

Tipos de poemas

  • Poemas líricos: de caráter sentimental e subjetivo, por exemplo, o haicai e o soneto. Exemplo de poema lírico. ...
  • Poemas épicos: contém a presença de heróis, por exemplo, a epopeia e a fábula. Exemplo de poema épico. ...
  • Poemas narrativos: feitos para serem encenados, por exemplo, os autos e as farsas.

O número de linhas varia em diferentes tipos de estrofe, mas é incomum que uma estrofe tenha mais de doze linhas. O padrão de uma estrofe geralmente tem quatro ou mais linhas e é pode ser referido como um verso .

Os componentes da poesia lírica são: a métrica, o verso e a rima. A métrica é traduzida com a disciplina na estrutura de combinações distintas para a formação de versos, rima, ritmo e estrofes. Já o verso é composto pelo conjunto de palavras submetidas ao ritmo e que dá origem a outros versos.

Muitos autores expressam consenso de que Geoffrey Chaucer é o “pai da poesia inglesa”, possuindo sua projeção literária máxima nos Contos da Cantuária.

Um poeta é uma pessoa que mediante a escrita, expressa emoções, sentimentos ou sensações, cria poesia. Um poeta pode simplesmente escrever poesia e executar a sua arte para si ou para o público. Ser poeta é uma pessoa que brinca com as palavras, sons e rimas.

A poesia apresenta a subjetividade do eu lírico e é marcada pela conotação. Poesia é um conteúdo plurissignificativo, já poema é um tipo de estrutura textual. A poesia pode ser escrita em versos ou em forma de prosa. O poema pode ser lírico (conteúdo poético) ou narrativo (conta uma história).