O que a Bíblia fala sobre os idosos?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 17 votos

Referimo-nos à escritura que se encontra em Salmos: “Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força” (Salmos 71:9). Incentivamos as famílias a oferecerem aos pais e avós idosos o amor, o cuidado e a atenção que merecem.

Os 120 Anos da Vida do Homem Em Gênesis 6:3 Deus afirma : ... o meu espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão 120 anos. O que significariam “anos” no pensamento divino? Qualquer número de anos atribuído à vida do homem, portanto, denotaria apenas transitoriedade: 120 ou 120.000.

Jó 12:12 Com os anciãos e mais experientes está a sabedoria, e na idade avançada, a compreensão e o entendimento. Com os anciãos e mais experientes está a sabedoria, e na idade avançada, a compreensão e o entendimento. Com os anciãos está a sabedoria, e na longura de dias o entendimento.

Leve em consideração os fatores externos – com a idade mais avançada dores são constantes na pessoa idosa, o que pode deixá-la mais nervosa. Outro fator são os medicamentos que este idoso pode estar ingerindo, conhecer a bula e seus efeitos colaterais pode ser um álibi neste momento.

Mas, na verdade, a velhice pode ser sinônimo de sabedoria. Cientistas provaram que as pessoas com mais de 55 anos usam seus cérebros com muito mais eficiência do que as pessoas mais jovens.

Inicialmente, a obrigação de cuidar do idoso é dos filhos. Havendo mais de um filho, a obrigação é proporcional. Se não houver filhos, ou estes não tiverem condições / disponibilidade para cuidar do idoso, chama-se os netos. Se os netos estiverem indisponíveis, chama-se os irmãos do idoso.

A ideia de que apenas os filhos devem receber cuidados nas relações com os pais é limitada, segundo especialistas. Previsto na Constituição Federal de 1988, o cuidado dos filhos com pais, quando idosos, vai além de um dever ético ou moral e se impõe como uma obrigação cidadã.

Qualquer contrariedade no sentido de colocar o pai num asilo, ou promover maus tratos ou qualquer ofensa física, verbal ou moral, isso é punido. Sobre a questão do abandono, a pessoa não necessariamente precisa abandonar o idoso.

18 E levou todo o seu gado, e todos os seus bens, que havia adquirido, o gado que possuía, que obtivera em Padã-Arã, para ir a seu pai Isaque, à terra de Canaã.

29 A beleza dos jovens está na sua força; a glória dos idosos, nos seus cabelos brancos.

Em referência aos hebreus, diz-se que os idosos eram considerados chefes naturais, e como marca cultural, sobressaia-se Matusalém, personagem bíblico que, segundo as escrituras, viveu 969 anos, o que fortalecia entre o povo hebreu a crença de que ter uma vida longa era uma benção divina (DREBES, 2018).

Boa leitura!

  1. Tenha paciência. Os cuidadores e familiares precisam ter em mente a importância de ter paciência e carinho com os idosos para tornar a convivência mais harmônica, além de ajudar a superar momentos difíceis. ...
  2. Incentive momentos de descontração. ...
  3. Preserve a autonomia. ...
  4. Tenha empatia.

O texto, na verdade, é uma advertência aos jovens, para que sejam inteligentes, sábios e maduros o suficiente para aproveitarem, da melhor maneira possível, mas em temor e tremor diante de Deus, sua juventude, para que, quando chegarem à terceira idade, possam desfrutar dela de maneira ditosa, como diz a Palavra.

O idoso pode sofrer violência de vários tipos: física, psicológica, doméstica, negligência e abandono, institucional, abuso financeiro, patrimonial, sexual, discriminação. Violência física: significa agressões físicas, agredir uma pessoa idosa, causando lesões em seu corpo.

A falta de segurança pública, a má qualidade do transporte urbano e a baixa escolaridade são os principais desafios do país para garantir o bem-estar da sua população idosa.

CONHEÇA OS CINCO PILARES DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

  1. BOA NUTRIÇÃO. Nosso corpo está em um processo constante de mudanças. ...
  2. ATIVIDADE FÍSICA. ...
  3. MANUTENÇÃO DO PESO. ...
  4. ATITUDE POSITIVA. ...
  5. CONVÍVIO SOCIAL.

O idoso com confusão mental, que pode ser causado por uma doença mental como Alzheimer ou devido a desidratação, por exemplo, pode não compreender o que é dito e resistir às atividades diárias como o banho, alimentação ou tomar os remédios.

Os fatores motivacionais evidenciados pelos idosos foram: a saúde, o prazer pela prática e a sociabilidade, classificados como sendo de motivação alta ou média.

Entre as queixas feitas pelos idosos, ela ressalta a perda de autonomia e o abandono. “Fizemos um estudo sobre suicídios de pessoas idosas e o fator preponderante é o isolamento, que leva a depressão. Depressão é uma consequência de uma situação anterior de abandono”.

Não há limites de idade! Sim! Muitos idosos ficam surpresos quando respondo isto, pois muitos são levados a crer que precisarão da autorização dos filhos para realizar estes negócios jurídicos. Tento deixar claro: o imóvel é do seu proprietário e ele pode vendê-lo a qualquer tempo!