O que a Bíblia fala sobre os gatos?

Perguntado por: dalves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Enquanto o cão é frequentemente mencionado na Bíblia, para o bem ou para o mal, o gato nunca é mencionado. Isto porque os gatos não tinham outra função que não fosse puramente estética, e portanto tinham pouco lugar no mundo pragmático da época.

O gato é tremendamente intuitivo, ele ultrapassou até a intuição do humano. O gato olha pra você, e ele vê com a maior naturalidade, energias, entidades, tudo que você sente, tudo o que você gosta, como você é. O cachorro é mais racional.

Os gatos contribuem com muitos benefícios para as pessoas que vivem com eles. Existem estudos que afirmam que eles têm a capacidade de nos fazer relaxar e de reduzir o estresse. Se você abraça ou dorme com o seu animal de estimação, sua pressão arterial se reduzirá.

Além desse reconhecimento de energias negativas, e consequente proteção dos tutores, os gatos realizam uma limpeza espiritual onde moram. Eles absorvem a negatividade acumulada em um ambiente ou em uma pessoa e depois se recuperam, devolvendo positividade para o local.

Os gatos pode ficar nos encarando por vários motivos: Pedido de atenção. Chamar para brincar. Medo.

Quando perguntaram e Ele se era apropriado que saísse curando os doentes em dias sabático, Jesus responde fazendo uma menção a animais de criação, sugerindo que a compaixão, não o formalismo, é uma questão de senso comum: “Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará ...

Na Ásia, os gatos foram venerados pelos primeiros budistas devido a sua capacidade elevada de auto-domínio e ao fato do animal apresentar capacidade de concentração semelhante à obtida por meio da meditação. Na China, estatuetas de gatos eram utilizadas para afugentar maus espíritos.

Nesse sentido, não há dúvidas de que a dickinsonia foi o primeiro animal.

“Para o Espiritismo, os animais são seres espirituais evoluindo por meio da transmigração, sem ainda possuir a consciência de si mesmo característica do homem. Um dia, quando ganharem a liberdade de escolha e uma consciência contínua, reencarnarão como homens.

Ninguém pode voltar atrás

Uma das frases célebres de Chico Xavier é “Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo. Mas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim.”.

Animago. Ao longo de sua educação em Hogwarts, Minerva estudou para se tornar um animago - ou seja, um bruxo que decide se transformar em um animal. Após longos estudos e uma aprovação oficial do Ministério da Magia, ela conseguiu atingir seu objetivo, podendo se transformar em um gato malhado sempre que desejar.

Acredita-se que os felinos possuem uma grande capacidade psíquica que é capaz de não só sentir as energias negativas como absorvê-las e eliminá-las de dentro de casa. Segundo a crença, quando o gato repousa por muito tempo, ele está transformando as energias negativas.

Os gatos escolhem seus tutores
Isso acontece porque ele gosta mais daquelas que respeitam suas vontades. Em geral, quando os gatos tendem a se aproximar de pessoas que não os obrigam a fazer nada, eles associam a presença a algo positivo. Por último, as pessoas preferidas dos felinos são aquelas que não o castigam.

Sempre que um gatinho fica muito perto do seu tutor, especialmente na hora de dormir, é porque ele quer demonstrar afeto. Ou seja, gato dormindo com o tutor quer dizer que o bichano tem carinho pela pessoa, pelo ambiente e pelos momentos que eles têm juntos.

Segundo o biólogo e autor do livro “Cat Sense”, os bichanos enxergam os humanos como semelhantes e não mudam o comportamento quando estão perto dos humanos. Diferente dos cachorros, por exemplo, os felinos têm atitudes de comportamento parecidas das que exercem quando estão diante de outros gatos.

Gatos podem ser míopes
Graças à forma de seu globo ocular, os bichanos não enxergam muito bem à distância (se comparados a humanos). Estudos mostram que a partir dos 6 metros, as coisas começam a ficar um pouco embaçadas. Os especialistas dizem que, em comparação a dos humanos, a visão dos gatos é 20/100.

Às vezes, seu felino pode te rejeitar porque associou uma experiência negativa a você. Se você castigou o seu gato, algo que jamais deveria fazer, porque ele não entende isso e só serve para intimidá-lo sem motivo, e depois disso notou uma mudança em seu caráter, é possível que esse seja motivo da sua rejeição.

Ou seja, ir com você ao banheiro pode ser uma oportunidade para explorar, brincar, relaxar ou só observar a sua movimentação. Tudo isso é motivado pela vontade maior deles de estarem ali, bem próximos de quem amam, dividindo a rotina.

Se o seu gatinho costuma passear entre as suas pernas, é sinal de que ele gosta muito de você e quer a sua atenção. É muito importante lembrar que esse hábito ajuda o pet a construir uma relação de cumplicidade com o seu tutor. Por isso, sempre que ele fizer isso, deixe-o fazer e dê toda atenção.

Cordeiro

Cordeiro sacrificial
Um significado particularmente importante relacionado com Jesus entre os animais da Bíblia é mantido pelo cordeiro.

Por fim, existem lendas que apontam que um coelho foi o primeiro ser a presenciar a ressurreição de Jesus e que esse animal era um símbolo de renovação, pois era o primeiro a sair de sua toca com o fim do inverno.