O que a Bíblia fala sobre o velório?

Perguntado por: mramos9 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

2 Melhor é ir à casa do luto do que ir à casa do banquete, porque esse é o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração. 3 Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a atristeza do rosto se faz melhor o coração. 4 O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos, na casa da alegria.

A perda de uma pessoa querida é um momento difícil e doloroso para a maioria das pessoas. Por isso, o velório é um evento importante para que possamos nos despedir do falecido e prestar uma última homenagem.

Pregar a esperança é falar sobre a esperança do Evangelho. O sermão para funeral, já no seu final, traz elementos que debatem santidade, pecaminosidade e julgamento. A reflexão sugerida é que seja nos arrependimentos essenciais para uma passagem espiritualmente graciosa.

Não fale mais que o necessário
Nessa delicada situação, o mais importante é não falar mais que o necessário e evitar comentários que possam magoar ainda mais a família, como por exemplo “Era a hora dele(a)”; “Não fique triste, vai passar”, entre outros.

Nesta hora de despedida, eu quero lembrar as palavras Bíblicas do Salmo 31.24, que dizem: Sejam fortes e corajosos, todos vocês que têm esperança no Deus Eterno!. Prezados familiares enlutados! Sejam fortes e corajosos... É fácil ser forte e corajoso quando se está em vantagem, quando se está bem.

Há religiões que dizem que o espírito fica 24 horas no corpo e que, por isso, deve-se esperar esse tempo para o enterro. Mas a origem da tradição da espera mínima de 24 horas pode ter a ver com uma doença que a faz a pessoa parecer estar morta sem estar, a catalepsia patológica.

Nas culturas ocidentais, como é o caso do Brasil, colonizado por portugueses, o preto tem sua origem nos povos romanos, que usavam uma espécie de toga preta básica em situações de luto. A cor preta está associada à escuridão, falta de luz, cor da noite, da tristeza e do sofrimento pela perda de um ente querido.

1. O que significa ir de branco no velório na Ásia? A cor branca, que está associada à rememoração do silêncio, paz e tranquilidade, já simboliza o luto há muito tempo em países como a Índia, China e Japão. Não é incomum que também no Brasil algumas pessoas ou grupos em luto usem o branco como analogia à paz.

Depois do velório e do funeral, a família deve ainda providenciar a Certidão de Óbito do falecido. A Certidão de Óbito, também conhecida como óbito definitivo, é um documento diferente do Atestado de Óbito e é o registro do óbito no Cartório Civil do distrito onde ocorreu o falecimento.

Eclesiastes 7 Ouvir. Melhor é a boa fama do que o melhor ungüento, e o dia da morte do que o dia do nascimento de alguém. Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração.

A terra do cemitério é contaminada. Nela, podem existir bactérias de infecções que mataram algumas pessoas que estão enterradas por lá. Esses microrganismos são resistentes ao tempo e sobrevivem na terra por meio de esporos, que podem ficar nos sapatos”, explica Dr. Bactéria.

os evangélicos veem a cerimônia de velório como um momento para consolar a família e prestar apoio. Além disso, há uma perspectiva psicológica sobre uma cerimônia de falecimento. Como dissemos no início do texto, é um ritual importante para a elaboração do luto e a aceitação da perda.

É melhor estar num velório do que ir a uma festa, pois todos vão morrer um dia, e é bom pensar nisso enquanto ainda há tempo.

Limpeza de alguns sentimentos
Chega um momento que precisamos compreender e nos libertar de determinadas situações. Por isso, ao sonhar com velório, você pode estar enterrando o passado para seguir com sua vida e focar no futuro.

Sete dias também é o tempo de luto dos familiares. Isso significa que a família fica esse tempo de luto a fim de eliminar as interferências da morte na vida dos que ficam e, com isso, diluir um pouco da dor. Mas é claro, o luto pode continuar (e geralmente segue fazendo parte da rotina) ao longo da vida de quem fica.

Evite cores claras.
Nunca use cores claras para um funeral. As cores primárias (azul, vermelho e amarelo) podem ser ofensivas ou desrespeitosas. O vermelho é uma cor de celebração em algumas culturas e deve ser evitado.

Na verdade, não existe um tempo certo para superar a perda de alguém, isso depende de cada pessoa, do modo como ela enfrenta e aceita a situação. Para alguns pode demorar meses, para outros, anos.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1.