O que a Bíblia fala sobre o terror noturno?

Perguntado por: uramos7 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Em Provérbios, capítulo 3, verso 25, lemos: “Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave”. Quando uma pessoa dorme e tem pesadelos, sonhos tumultuados, acorda mais cansada do que estava antes de dormir.

O Terror Noturno não tem causas ainda conhecidas, mas alguns estudos apontam que pode estar relacionado com distúrbios no desenvolvimento do sistema nervoso central. Também se acredita que os pacientes com essa enfermidade tenham predisposição genética a ela, embora nem sempre associada a fatores hereditários.

A Palavra de Deus tem este poder quando nos revestimos da Verdade. Versículo 5 - O terror noturno está associado ao pânico e ao medo. Com Deus, temos paz tanto de dia quanto na escuridão, Ele é a nossa luz. As “setas que voam de dia” referido no verso, está ligada as ameaças que recebemos em nossa direção.

Para o cristão, o significado do temor em Deus está na obediência e cumprimento das regras estabelecidas por Ele e pela doutrina cristã. Algumas pessoas acreditam que o temor a Deus está relacionado com o medo do Seu julgamento, sendo condenados para a morte eterna ou inferno, caso não cumpram os Seus mandamentos.

Reação. Até a reação de medo diferencia o pesadelo do terror noturno. Enquanto durante o primeiro a pessoa está assustada, durante o segundo a reação é de pavor total, amplificando ainda mais pelo grito e/ou choro, frequentes durante o terror.

Como prevenir o terror noturno?

  1. Construa bons hábitos noturnos;
  2. Durma sempre no mesmo horário;
  3. Diminua o estresse diário;
  4. Procure um psicólogo.

O laço do passarinheiro é uma armadilha usada por caçadores de aves para capturar pássaros. Na Bíblia, a fórmula “laço do passarinheiro” traduz uma expressão hebraica que significa literalmente “armadilha para pássaros”.

Significado de Mortandade
substantivo feminino Grande massacre de pessoas e/ou animais; matança.

O terror noturno pode ser caracterizado como um distúrbio
Não existe um tratamento especifico, cada paciente reage de uma forma ,mas, normalmente acaba antes da adolescência.

Uma consulta com um(a) psicólogo(a) pode ajudar a descobrir significados até então ignorados de pesadelos, terrores noturnos e outros distúrbios do sono. Um(a) psicólogo(a) pode solicitar acompanhamento de um neurologista ou outro especialista para excluir causas orgânicas e físicas do terror noturno.

Esta ocorrência é denominada “terror noturno”, um distúrbio do sono caracterizado, como éramos testemunhas, por gritos acompanhados do semblante de terror como se a pessoa estivesse vendo algo terrível, como era o caso de meu irmão.

O terror noturno normalmente se caracteriza por episódio súbito de medo intenso que ocorre durante o sono, geralmente iniciado por um grito e é acompanhado por manifestações comportamentais ou autonômicas, como palidez, expressão facial de pânico e sudorese.

O Salmo 23 nos leva à reflexão de como descansar, mesmo sob pressão. Esse salmo foi escrito há cerca de 3.000 anos, mas soa tão novo que parece ter sido escrito em nossa época. Davi chama Deus de pastor e, assim, O traz para a esfera existencial.

Ele quer mostrar que não devemos temer o horror do escuro se quem nos cuida é a luz, se Ele nos encontra no mais profundo abismo, e nas mais densas trevas tudo parece ser luz do meio dia para ele (Salmo 139:12).