O que a Bíblia fala sobre o homem que maltrata sua esposa?

Perguntado por: nalbuquerque . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Quando um homem não teme e não segue o que está nas escrituras, ele é sim um descrente e a partir do momento que esse homem agride sua esposa e fere toda a sua família, ele já abandonou seu lar há muito tempo.

Quando uma pessoa perde sua honra, ela sofre uma desonra. A ideia de honra pode se referir à dignidade, recato ou reconhecimento obtidos graças ao mérito e às virtudes. A desonra, portanto, ocorre se um indivíduo é desrespeitado ou sua integridade é violada. A vítima pode ser mesmo uma entidade ou instituição.

“Segundo o modelo divino, o pai deve presidir a família com amor e retidão, tendo a responsabilidade de atender às necessidades de seus familiares e de protegê-los” (“A Família: Proclamação ao Mundo”, A Liahona, novembro de 2010, última contracapa).

Deus é a prioridade número um se todo o coração, alma e força de alguém está comprometido a amá-lO. Se você é casado, seu cônjuge deve ser a sua próxima prioridade. Um homem casado deve amar sua esposa como Cristo amou a igreja (Efésios 5:25).

A Bíblia dá muito valor ao bom marido.
...
Todo bom marido precisa dessas 5 características:

  1. Ama a Deus. Compartilhar. ...
  2. Amor sacrificial. Compartilhar. ...
  3. Responsável e trabalhador. Compartilhar. ...
  4. Carinhoso. ...
  5. Sabedoria e respeito.

Marido pode anular casamento por falta de relação sexual
A recusa permanente da mulher para ter relação sexual com o marido é motivo para anular o casamento. O entendimento é da 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

Hebreus 13:4 diz: “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula”. Isso significa: “Que o leito conjugal seja sem pecado; não peque em suas relações sexuais”.

6) Desonra e indignidade (Pv 5.8-9). O promíscuo perde a honra e a dignidade no lugar mais importante da sua vida: sua casa! 7) Prejuízo financeiro (Pv 5.10). Muitos se arruínam financeiramente porque se envolveram na promiscuidade.

Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela. Ele fez isso para dedicar a Igreja a Deus, lavando-a com água e purificando-a com a sua palavra.

Falar mal da família. Outra forma de desrespeitar seu cônjuge é falando mal de sua família por qualquer motivo que seja, quando a outra parte zomba de um ou mais dos membros da sua família ou simplesmente se dedica a criticá-los.

2 Coríntios 6:8 por honra e por desonra, por difamação e por boa reputação; tidos por desonestos, mas sendo verdadeiros; honour. Todavia, ninguém de fora tinha coragem de juntar-se a eles, ainda que o povo os tivesse em grande estima. …

6 coisas que o noivo deve fazer no dia do casamento

  • Aproveite o seu dia. O nervosismo também pode chegar para você. ...
  • Fique de olho no relógio. ...
  • O que acha de enviar um recadinho ou um presente surpresa para a noiva? ...
  • Alimente-se bem. ...
  • Esteja bastante calmo. ...
  • Ofereça ajuda.

De que lado? Tradicionalmente a forma mais comum de dispor os convidados na igreja é a seguinte: voltados para o altar, os convidados da noiva ficam do lado esquerdo e os do noivo do lado direito. Estes são, respectivamente, os lugares que os noivos vão assumir no altar durante a cerimónia.

A Bíblia diz em Colossenses 3:19: “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente.” Violência é uma característica do infiel. A Bíblia diz em Provérbios 13:2: “Do fruto da boca o homem come o bem; mas o apetite dos prevaricadores alimenta-se da violência.”

O inglês Andrew G. Marshall, terapeuta de casais com quase 30 anos de experiência, desafia o senso comum e propõe que, em vez das crianças, o parceiro seja colocado em primeiro lugar. E ele garante que a família toda ganha com isso. Marshall orienta que os casais fortaleçam a comunicação e priorizem o sexo.

Não ter companheirismo
Esse ponto está relacionado ao egoísmo do parceiro, que pode envolver, inclusive o trabalho. Se um dos envolvidos no relacionamento só pensa em si e não consegue fazer nada pelo outro é porque essa relação já não tem mais tanta importância assim. Ou pelo menos nesse momento não é prioridade.

Ser marido não tem a ver apenas com o compromisso de fidelidade e lealdade à parceira. Ser marido não tem a ver apenas com disciplinar os filhos. Tudo isso é importante, mas não é só isso. Ser marido também é participar do cuidado da casa, do cuidado com os filhos…

Salmo 45 (ajuda a estabelecer harmonia no casamento)
1 O meu coração trasborda de boas palavras; dirijo os meus versos ao rei; a minha língua é qual pena de um hábil escriba. 2 Tu és o mais formoso dos filhos dos homens; a graça se derramou nos teus lábios; por isso Deus te abençoou para sempre.

A Bíblia dá muitos conselhos que ajudam o casal a crescer e ficar mais unido. O mais importante é o amor sincero de cada um, estando pronto para fazer sacrifícios e trabalhar para fortalecer o relacionamento. Unidos com Deus, seu casamento será uma bênção!

Não aceite humilhações
Ser humilhada é inadmissível em qualquer situação, imagine quando isso parte do próprio marido. É preciso saber se impor na relação para não deixar que a situação se torne irreversível. No entanto, é importante também conseguir identificar quando você está passando por esse tipo de situação.

Confie em seu instinto se achar que há algo de errado no relacionamento. Comunicar-se abertamente é algo benéfico a qualquer relacionamento, mesmo quando seu marido não está traindo você. Tente dizer algo como: "Ando tendo medo de você ser infiel. Podemos conversar sobre nossa relação de maneira aberta e franca?"