O que a Bíblia fala sobre o filho obediente?

Perguntado por: equarteira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

E o Pai, aquele que enviou Jesus ao mundo, age e o Filho somente age em obediência ao seu mandato. Entre o Pai e o Filho há uma relação de amor; o Pai ressuscita e não julga. Aos seres humanos cabe guardar a Palavra do Filho, para poder herdar a vida eterna.

"Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá. Castigue-a, você mesmo, com a vara, e assim a livrará da sepultura" (Provérbios 23.13-14).

A obediência é a forma que temos para glorificar a Deus, Ele sendo glorificado derrama sobre nós bênçãos sem medidas, mas como nossa escolha tem sido nos afastar do criador e enveredarmos pelo prazer do pecado não conhecemos sua graça.

Honrar pai e mãe significa que você olha para os seus pais sem filtros de julgamentos, apenas olha como quem concedeu-lhes a vida e a grande experiência de estar vivo. Honrar pai e mãe significa tomar a vida tal como ela lhe foi dada. Não significa dizer “sim” a tudo que eles ditam, pois isso é uma postura infantil.

"Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor,o teu Deus, te dá. Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. "Honra teu pai e tua mãe" - este é o primeiro mandamento com promessa - "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra".

Uma mãe deve ser louvada e agraciada todos os dias. Não há nada mais recompensador para uma mãe, do que a felicidade de um filho e sua gratidão por tudo o que ela fez e fará sempre que for necessário. Em Êxodo diz: “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá”.

Fale claramente o que sente
Sempre que o pequeno for desobediente, teimoso ou mesmo rebelde em relação a algum combinado, fale claramente o que você sentiu ao vivenciar a situação. Com isso, fica mais simples do seu filho entender que suas atitudes causaram desânimo nos pais e na família.

Como lidar com um filho rebelde

  1. Para restabelecer a confiança e a boa vontade comece reconhecendo e elogiando os pontos fortes e as coisas boas que ele já está fazendo. ...
  2. Busque passar um tempo de qualidade com o filho. ...
  3. Demonstre interesse pelas coisas importantes para ele. ...
  4. Corrija o comportamento, não a pessoa.

O primeiro é “instruir os filhos no conhecimento de sua Palavra”, como está escrito: “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles” (Provérbios 22.6 – Nova Versão Internacional).

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:6.

Pv 22:06 diz que nós devemos instruir os nossos filhos no caminho certo para que eles no futuro não se desviem. Vejo esse versículo como um mandamento e uma promessa ao mesmo tempo. É um dever dos pais cristãos educar os filhos nos caminhos do Senhor.

Jesus Cristo Obedeceu ao Pai
Jesus Cristo foi o mais sublime exemplo de obediência ao Pai Celestial. Ele disse: “Eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (João 6:38). Sua vida inteira foi devotada à obediência ao Pai, embora isso nem sempre tenha sido fácil.

Receberemos um conhecimento da verdade e as respostas para as nossas maiores dúvidas à medida que formos obedientes aos mandamentos de Deus.

Que ou quem é submisso, humilde, dócil.

Honrar vai muito além de obedecer. Quando observamos o Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa, vemos que honrar é dignificar, enobrecer, estimar, respeitar, acatar, lisonjear, considerar e reconhecer a retidão. Dessa forma, a ordem de Deus para os filhos é bem mais ampla do que simplesmente obedecer.

Por que Devemos Honrar Nossos Pais? Os quatro primeiros dos Dez Mandamentos dizem-nos como devemos relacionar-nos com o Pai Celestial e nossa responsabilidade para com Ele. O quinto mandamento nos fala da responsabilidade para com nossos pais terrenos. Ler Êxodo 20:12.

Por isso, é papel dos pais e educadores serem seus guias. "A obediência deve ser muito estimulada pelos pais e professores porque a vida inteira de um cidadão tem regras básicas, regras que fundamentam uma vida organizada, uma vida hierarquizada", orienta a psicóloga.

Uma pesquisa recente feita pelo Instituto de Tecnologia deMassachusetts, nos Estados Unidos, apontou algo que pode complicar a vida dequem tem irmãos: o estudo concluiu que filhos do meio podem ser considerados oselementos mais problemáticos da família.

Ainda, dispõe o artigo 1.635, inciso III que o Poder familiar extingue-se pela maioridade (18 anos completos) sem distinção entre homens e mulheres.

Causas provenientes dos pais
A causa da desobediência das crianças está muitas vezes nos pais que não sabem mandar ou o fazem mal. Por exemplo, quando o pai e a mãe não se colocam de acordo no que pedem a criança, ou quando lhe pedem muitas coisas, às vezes é mais difícil que a criança obedeça.

Você nunca deve falar para seu filho: “Eu preciso fazer ginástica”. Isso passa a sensação de obrigação, de que que se exercitar é algo negativo. Ao invés disso, fale algo positivo como: “O dia está lindo, vou dar uma corrida” ou “Vou treinar para me sentir bem”.