O que a Bíblia fala sobre o coelho?

Perguntado por: ecunha3 . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

A Bíblia não menciona nada sobre um coelho que entrega ovos às crianças no dia da ressurreição de Jesus Cristo. Então, como o coelho da Páscoa tornou-se o símbolo de um dos feriados mais importantes do cristianismo? Qual é o significado da Páscoa?

A relação mais comum que se tem do coelho em culturas pagãs é a de associá-lo ao símbolo de fertilidade, dada a grande capacidade que ele tem de se reproduzir. Tradicionalmente, tem-se o coelho como um símbolo de Eostre, deusa germânica também conhecida como Ostara, relatada por um monge do século VIII chamado Beda.

Como o coelho é considerado um animal que traz boa sorte e fortuna, existe uma terrível tradição de transformar patas de coelho em chaveiros. Por exemplo, dizem que são auspiciosos em termos de fertilidade e para proporcionar um bom parto, porque são uma espécie que se reproduz bastante.

Um coelho, que teria ficado preso no túmulo aberto na rocha, seria o primeiro ser vivo a testemunhar a ressurreição de Jesus. Por essa razão, ganhou o privilégio de anunciar a boa nova às crianças do mundo inteiro na manhã da Páscoa.

Não se sabe ao certo o motivo, mas muitos acreditam que a imagem do coelho é usada para representar a fertilidade, o nascimento e a esperança da vida. Desde o antigo Egito, os orelhudos já eram símbolos de fertilidade e “vida nova”, por causa da rápida reprodução da espécie.

QUE ANIMAIS SÃO PROIBIDOS DE SE COMER NA BÍBLIA? Em Levítico 11, o Senhor fala a Moisés e Arão e estabelece quais animais podem ser comidos e quais não podem: “Você pode comer qualquer animal que tenha o casco fendido e que rumine. Há alguns que só ruminam ou só têm o casco fendido, mas não deves comê-los.

A tradição do coelho da Páscoa é mais recente, se comparada à do ovo. O costume surgiu no século XVI, na Alemanha. Os alemães trouxeram o hábito para a América no século XIX. O animal foi associado à Páscoa porque se reproduz rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova.

Devem considerá-los impuros. Mas dos répteis e animais que vivem na água e que não têm escamas e barbatanas não devem comer; são uma coisa imunda. Considerem-nos uma coisa imunda; não comam da sua carne e considerem o seu cadáver como uma imundície.

E segundo coelhos adoram roer e, para piorar, eles amam madeira.

Coelho - com seu jeito brincalhão tem a proteção dos Gêmeos Ibeji. Pombo - pelo seu poder de conciliação tem a proteção do jovem Oxalá, Oxaguian. Elefante - representa grandiosidade e ancestralidade é protegido pelo grande Orixá, Oxalufan.

Um coelho pode dar batidinhas nos dentes ao ser acariciado, do mesmo modo que um gato ronrona. Alguns fazem tal barulho quando estão se sentindo seguros e felizes na casinha ou gaiola. Se o coelho está batendo os dentinhos, sinal de que ele gosta de você.

As raposas são o foco de muitas crenças populares, desde o Império Inca. Em seu folclore, os Incas retratavam as raposas como criaturas enganadoras e misteriosas. Nos tempos modernos, o cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) foi descrito como um “animal diabólico” e associado à má sorte no Brasil.

Solidão, não! A Associação Veterinária Britânica alerta: deixar o seu coelho sozinho causa frustração e medo. Isso porque coelhos são animais sociais, que precisam ter contato com outros bichos da mesma espécie. “Coelhos precisam da companhia de outros coelhos e nunca devem ser deixados sozinhos.

Posso dar banho em coelho? Caso se pergunte se coelhos tomam banho, saiba que esses peludos não podem ser lavados, pois o contato direto com a água leva o animal à hipotermia ou estado de choque. Além do mais, algumas doenças de pele podem aparecer no pet depois do banho.

O animal ainda pode lamber suas mãos e seu rosto quando estiver recebendo carinho, o que pode ser um sinal de que você é muito especial para ele. Ele pode até esfregar o queixo em você, marcando-o como território dele com o cheiro.

Pode não conseguir voltar a forma original. Pode ser incapaz de falar enquanto transformado.

Embora seja verdade que este comportamento pode ter sido condicionado e, portanto, responder a outras finalidades, o motivo mais frequente do coelho ficar rodeando suas pernas é devido ao pico que experiencia em seu período de cio e esta é a maneira de expressá-lo.

O pé de coelho é um dos diversos amuletos de sorte existentes.

Sua personalidade é tão meiga quanto sua aparência, já que são pets que socializam e gostam de afeto humano. Aliás, um fator bastante positivo no temperamento do coelho é que, ao mesmo tempo em que são bichinhos afetuosos, são independentes e não costumam ser muito carentes.

O famoso Coelho Branco, aparece como citação indireta, e direta, diversas vezes, em vários segmentos da cultura pop. O seu significado é algo enigmático. O Coelho Branco está sempre apressado e atrasado, para algo que ele não revela.

Continuar lendo É perigoso ter coelho?