O que a Bíblia fala sobre o casal?

Perguntado por: operes . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

O amor é paciente, é bondoso, não é invejoso, não é vaidoso, não se ensoberbece; não faz nada de inconveniente, não é interesseiro, não se encoleriza, não guarda rancor; não se alegra com a iniqüidade, mas se regozija com a verdade. Suporta tudo, crê tudo, espera tudo, desculpa tudo. O amor não acabará nunca.

1 João 4:11 - Amar uns aos outros. Salmos 133:1 - Viver em comunhão com os irmãos. 1 Tessalonicenses 4:9 - Deus nos instrui a amar. Efésios 5:28 - maridos deve amar suas mulheres como a si próprios.

Deus considera o casamento um acordo entre marido e mulher, bem como um compromisso entre o casal e Ele. Ele espera que nos dediquemos ao relacionamento e reconheçamos nossas responsabilidades, nossos deveres e nossa lealdade ao cônjuge e a Deus.

Provérbios 31:10-27 NBV-P
O marido dessa mulher fiel e dedicada está sempre tranquilo, pois ela nunca deixará faltar nada para ele. Ela sempre procura ajudar o marido; sempre procura o bem-estar dele, nunca o mal. Ela compra a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos.

25 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, 27 para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

“Se alguém casar no serviço religioso e, antes de validar esse casamento civilmente no cartório, vier a casar-se com outra pessoa no civil, o segundo casamento, o civil, será válido, e o primeiro, o religioso, será nulo, como se nunca tivesse existido aos olhos da lei”.

Um casal de verdade é aquele que vive de cabeça erguida juntos e enfrentam todas as provações e obstáculos juntos, fortalecendo cada vez mais a relação. Não é possível ter um relacionamento perfeito, mas é possível aprender a lidar com as imperfeições do seu parceiro e ser muito felizes juntos.

Coríntios 13:4-13
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.

“Vós todos considerai o matrimônio com respeito e conservai o leito conjugal imaculado, porque Deus julgará os impuros e os adúlteros.” Hebreus 13, 4. “Maridos, amem vossas esposas, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela.” Efésios 5: 25.

O ensinamento de amar uns aos outros foi um dos mais importantes ensinamentos do ministério do Salvador. O segundo grande mandamento foi “amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:39). Jesus ensinou também: “Amai a vossos inimigos” (Mateus 5:44).

Missão do casamento: construir o outro com amor, na comunhão e na fidelidade. O casal cristão tem a missão de “crescer a dois”, cada um fazer o outro melhor. Alguém disse que “amar não é querer alguém construído, mas construir alguém querido”.

A Bíblia diz que há várias coisas que o casal precisa fazer no dia a dia para ter um casamento feliz:

  1. Sigam Jesus juntos. Jesus deve ser sempre o centro do casamento. ...
  2. Sejam fiéis. ...
  3. Mostrem respeito um ao outro. ...
  4. Queiram o bem do cônjuge. ...
  5. Perdoem e peçam perdão. ...
  6. Conversem e se comuniquem bem. ...
  7. Lutem pelo casamento.

3 práticas essenciais para construir relacionamento com Deus

  1. 1 . Faça seu devocional diário. ...
  2. 2 . Mantenha uma vida de oração. ...
  3. 3 . Invista na leitura de livros cristãos. ...
  4. 17 comentários em “3 práticas essenciais para construir relacionamento com Deus

O marido não deve permitir que a mãe controle sua vida depois que ele se casou. Em vez disso, Jesus ensinou que o marido e a esposa devem se tornar um quando se casam e que ninguém deve se colocar entre eles para os separar. O relacionamento conjugal torna-se a mais elevada prioridade.

Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e cuida dela, como também Cristo o faz com a igreja; porque somos membros do seu corpo” (Efésios 5:25-30).