O que a Bíblia fala sobre o arrependimento?

Perguntado por: lcaetano . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

A Bíblia diz em Atos 2:38: “Pedro então lhes respondeu: 'Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo'. Responderam eles: 'Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa'” (Atos 16:31). O arrependimento é um dom de Deus.

O que produz o arrependimento não é só a tristeza provocada pelo pecado, mas também a esperança ou a certeza do perdão que se faz possível com o sacrifício vicário e a ressurreição de Jesus.

Disse Jesus: ''Arrependei-vos''
Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento” (Mateus 3:2 e 8). Mas observe que não foi apenas João Batista que falou sobre arrependimento. Jesus, quando esteve na terra, também disse: *“... Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (Mateus 4:17).

Preparar nove tiras com os seguintes dizeres: Passos para o Arrependimento: Reconhecer o erro, Prometer não repetir o pecado, Comprometer-se novamente, Fazer restituição, Sentir tristeza verdadeira, Saber que é necessário tempo, Perdoar a si e aos outros, e Receber perdão do Senhor.

Aí depende do momento, assim temos a Desistência Voluntária, o Arrependimento Eficaz e o Arrependimento Posterior.

O arrependimento é o segundo princípio fundamental do evangelho e é produto da fé. Aquilo de que necessitamos na Igreja, bem como fora dela, é arrependimento. Necessitamos de mais fé e mais determinação de servir ao Senhor.

O arrependimento leva ao perdão. O pecado é um fardo pesado e muitas pessoas carregam a culpa de erros e pecados do passado desnecessariamente. Por causa da Expiação de Jesus Cristo, todos podem ser perdoados se fizerem o esforço necessário para se arrependerem.

O arrependimento não é um evento, mas um processo. Ele é a chave para a felicidade e a paz de consciência. Quando acompanhado da fé, o arrependimento permite que tenhamos acesso ao poder da Expiação de Jesus Cristo. Quando decidimos nos arrepender, decidimos mudar!

No remorso experimentamos também a sensação de arrependimento. É como se fosse uma tristeza dupla: pelo erro que cometemos e pelos danos que causamos a terceiros. O arrependimento não carrega o remorso, obrigatoriamente. Isso porque nem todos sentem culpa e quase sempre não existe um dano a uma segunda pessoa.

Ele explica que das coisas boas que podem surgir do arrependimento, a principal é a mudança, pois o verdadeiro arrependimento é acompanhado da alteração do comportamento, a fim de que aquele equívoco ou aquela sequência de maus hábitos não se repita.

[Ao regente do coral: salmo de Davi, sobre a ocasião em que o profeta Natã veio falar com Davi após o adultério com Bate-Seba.] Tem misericórdia de mim, ó Deus, por causa do teu amor. Por causa da tua grande compaixão, apaga as manchas de minha rebeldia.

1 Tem amisericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas btransgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. 2 aLava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. 3 Porque eu aconheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.

Como se libertar do arrependimento: especialistas dão dicas

  1. Pare de julgar o passado. Ao pensar em decisões antigas é possível acreditar erroneamente que se fez a escolha errada, o que piora o arrependimento. ...
  2. Aceite a inação. ...
  3. Busque sabedoria interna. ...
  4. Avalie a situação. ...
  5. Empregue o pensamento otimista. ...
  6. Tenha uma vida ativa.

Segui seus conselhos e, por fim, entendi a promessa de perdão que Deus fez a Alma: “Se confessar seus pecados diante de ti e de mim e arrepender-se com sinceridade de coração, tu o perdoarás e eu também o perdoarei” (Mosias 26:29).