O que a Bíblia fala sobre morar com a sogra?

Perguntado por: echaves3 . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

Na realidade, não existe um modelo de família certo, mas existe o novo modelo de família que deve ser construído somente entre marido e esposa. Lembrando novamente a Bíblia em Gênesis 2.24: “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se uma só carne”.

Dentro de um contexto teológico o que podemos analisar a respeito deste tema? Como ponto de partida podemos definir que toda sogra é mãe de alguém, sendo mãe é porque um dia ela também já teve uma sogra, e se já teve uma então logo não é inexperiente no assunto.

Sente-se para conversar com sua sogra em algum lugar onde ela se sinta confortável e exponha seus limites. Deixe bem claro quais limites você quer colocar em prática, como planeja reforçá-los e porque acha que eles vão melhorar o relacionamento de vocês ou vão resolver um problema.

SOGRA é PARA SEMPRE! Pelo menos para o direito. Juridicamente falando, não existe Ex-sogra. A partir do momento que você junta as escovas de dente, segundo o código civil, o seu sogro ou sogra torna-se seu parente por afinidade, vínculo este que não se encerra nem mesmo com o divórcio do casal.

A morte de Malom
Noemi, a sogra de Rute, decidiu que voltaria para sua comunidade em Israel e encorajou suas nora, Rute e Orfa, a se casarem novamente em Moabe. Mas enquanto Orfa relutantemente concordou, Rute decidiu seguir com a sogra para Belém e permanecer fiel a Deus (Rute 1:16 – 17).

Normalmente, os ciúmes e o drama para chamar atenção são relacionados. Outra coisa que pode abalar o seu relacionamento é a idealização. Se a sua sogra o idealiza e o considera o melhor entre todos, ela provavelmente não se contentará com nenhuma nora – nem você e nenhuma outra será boa o suficiente.

Aquele que semeia planta ou edifica em terreno alheio perde, em proveito do proprietário, as sementes, plantas e construções; se procedeu de boa-fé, terá direito a indenização. Podemos perceber que, no caput do art.

É hora de conversar com o seu parceiro. Discutam sobre os limites a serem respeitados e peça a ele para abordar o assunto com a mãe. Se for necessário intervir no momento, seja firme, mas haja com educação. Explique calmamente que aquele comportamento é inadequado e que não será tolerado.

Há sogras que aproveitam a proximidade para dar palpites, tomar partido, tentar resolver situações sem a permissão do casal, e pode atrapalhar a harmonia da familia. Mas a proximidade no sentido de auxiliar no crescimento do neto, trocar experiências, podem ser válidas.

Sogro e sogra são chamados de parentes por afinidade. Isso se deve ao fato de que, quando você contrai matrimônio ou constitui união estável, você e seus sogros – assim como seus cunhados – formam um vínculo familiar e se tornam, legalmente, parentes afins.

Os parentes de primeiro grau são: pai, mãe e filhos. Também integram esta categoria os parentes de primeiro grau por afinidade. São eles: padrasto, madrasta, enteados, genro, nora, sogro e sogra.

Segundo o especialista, a disputa entre nora e sogra inicia porque algumas mães criam expectativas grandes demais para o filho e não deixam o garoto crescer. “É como se ele pertencesse somente a ela e, por isso, a nora acaba ameaçando esse tipo de relação”.

Saiba Como Lidar com a Sogra – 7 Passo para Conviver em Paz

  1. #1 Procure Entender sua Sogra. ...
  2. #2 Defina seus Limites. ...
  3. #3 Estimule a Relação. ...
  4. #4 Seja Tolerante. ...
  5. #5 Tome Cuidado com as Palavras. ...
  6. #6 Fuja de Situações Delicadas. ...
  7. #7 Lembre-se: Ela Sempre Será a Mãe Dele.

Relacionamento: 3 pontos que revelam se sua sogra GOSTA ou NÃO de você

  1. 1 - A sogra procura sempre te inclui nas “coisas de família” ...
  2. 2 - Não mantém contato ou faz comparações. ...
  3. 3 - Há uma eterna sensação de competição. ...
  4. Importante!

Os principais motivos para tantos conflitos são o excesso de críticas da sogra em relação aos mais variados assuntos, como a limpeza da casa do filho e da nora, da educação que eles dão aos filhos e até mesmo o (pouco) tempo que ela passou a ter com o filho após o casamento.

“Prestai atenção à relação que tendes com as vossas sogras: por vezes são um pouco especiais, mas deram-vos a maternidade do cônjuge, deram-vos tudo. Pelo menos é preciso fazê-las felizes, a fim de que levem em frente a sua velhice com felicidade. E se tiverem algum defeito, devemos ajudá-las a corrigir-se.

A Lei nº 10.741 de 01 de outubro de 2003 Estatuto do Idoso, mas te aconselho ingressar com uma ação de alimentos para a sua sogra, pois ela necessita de cuidados médicos, alimentação etc e os filhos são obrigados em ajuda-lá.

Rute mostrou sua feroz lealdade e amor ao se recusar a deixar sua sogra sozinha em uma situação tão terrível.

Jesus curando a sogra de Pedro é um dos milagres de Jesus, citado nos evangelhos sinóticos em Marcos 1:29–31, Lucas 4:38–41 e Mateus 8:14–15.

18 Então, disse ela: Sossega, minha filha, até que saibas como irá o caso, porque aquele homem não descansará até que conclua hoje este negócio.

É importante que você assuma que ambas têm defeitos e qualidades, e tente manter a cordialidade. Evite comparações. Não deixe que o relacionamento com os seus pais seja o único referencial. Com sua sogra, o tratamento pode ser diferente, mas isso não tem porque ser necessariamente negativo.