O que a Bíblia fala sobre limites?

Perguntado por: rmendes3 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

A Bíblia nos ordena a controlar a nós mesmos, enquanto a nossa natureza humana deseja controlar os outros (Tito 2:12). Os limites pessoais ajudam a limitar ... Não mudes o marco do teu próximo, que colocaram os antigos na tua herança, que possuíres na terra, que te dá o SENHOR, teu Deus, para a possuíres.

Deus nos fornece sustentação, segurança para evitarmos as quedas. Infelizmente, cada um de nós, por vários motivos, nos afastamos dos meios de graça (oração, jejum, etc.) e, quando menos esperamos, caímos. Ora, se o mundo está em queda livre, não se espelhe no mundo, mas foque no Criador do mundo - Jesus.

Os limites nos permitem conservar nossa energia emocional.
Você não precisa ter os mesmos limites para com todos. Ter consciência dos seus limites pode ajudá-lo a ter uma percepção ampliada de cada situação para saber se colocar nelas, também pode ajudar a manter a energia suficiente para cuidar de si mesmo.

Trata-se de entender que os planos dEle são melhores, trata-se de estar associado a pessoas certas que te incentivem a seguir esses planos e trata-se de uma decisão de buscar todos os dias ser melhor e até chegar ao seu limite e então superá-los pela fé.

"Você ora pra Deus tirar da sua vida tudo aquilo que te faz mal. Então, Deus ouve sua oração e começa a agir.

Uma boa solução é pedir ajuda para que Deus demonstre por qual motivo Ele criou você. Quando paramos para pensar, vemos que em todo instante Ele revela qual é o plano para seus filhos. Lembre-se que, ao viver conforme a vontade de Deus, você terá certeza de que tem uma missão.

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

I Coríntios 9: 27. Nem os problemas internos nem as dificuldades externas podem nos separar do amor de Cristo. A única coisa que nos afastará do Senhor é o pecado não confessado.

16 Estas seis coisas o Senhor odeia; sim, sete a sua alma abomina: 17 Olhos aaltivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, 18 O coração que maquina pensamentos viciosos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 A testemunha falsa que respira mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

Tente conversar com eles sobre as razões pelas quais não estão freqüentando. Você também pode ajudá-los a achar respostas para as dúvidas que talvez os impeçam de voltar. Além disso, mostre o quanto sente falta deles. Quando forem à Igreja, ajude-os a sentirem-se amados e aceitos.

Os limites não são apenas um sinal de um relacionamento saudável; eles são um sinal de respeito próprio. Portanto, dê a si mesmo permissão para estabelecer limites e trabalhar para preservá-los. Entenda que os limites foram estabelecidos para nos lembrar até onde é saudável ir e de que ponto devemos regressar.

E o que é estabelecer limites pessoais? Estabelecer limites pessoais relaciona-se com a capacidade de afirmação pessoal, isto é, com a capacidade de dizer ao outro o que sente, pensa e quais as suas necessidades de forma a respeitar o outro, ou seja, de forma assertiva e assumindo responsabilidade pessoal.

Abaixo, quatro dicas para tornar a imposição de limites um pouco mais fácil:

  1. Mantenha o tom de voz firme, porém gentil. A criança precisa entender que o adulto está no controle da situação, então mantenha o autocontrole. ...
  2. Mantenha-se firme no limite estabelecido. ...
  3. Escute com empatia. ...
  4. Ofereça alternativas.

O conceito de limite faz referência a uma determinação legalmente estabelecida, uma linha visível ou imaginária que separa dois territórios. Já as fronteiras constituem espaços dinâmicos, fazendo referência às trocas e relações culturais, econômicas, militares, religiosas, entre outras.

Dar limites é respeitar o espaço de mobilidade que eu me permito ter. É a proteção ao redor de mim que construo. Ou, o respeito ao outro, que ele direciona e eu mantenho. É a demarcação necessária para uma relação saudável.

Os principais sintomas físicos e psicológicos de que o corpo chegou ao estado de exaustão são: cansaço extremo, dificuldade de concentração, perda de memória, insônia, falta de paciência e diminuição do desejo sexual.

Pode ser porque ele quer nos dar algo melhor, ou simplesmente porque ainda não é chegada a hora, de o termos

Ele é onipotente, com todo poder para controlar nossa vida, livrar-nos de dores, evitar todos os acidentes, conduzir em segurança todos os aviões e carros, alimentar-nos, proteger-nos, poupar-nos de trabalho penoso, esforços, doenças e mesmo a morte, se Ele assim desejar. Entretanto, não o faz. ( . . . )

6 O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e afaz tornar a subir dela. 7 O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.