O que a Bíblia fala sobre Lia?

Perguntado por: rsanches . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

16 E Labão tinha duas filhas; o nome da mais velha era Lia, e o nome da mais nova, Raquel. 17 Lia tinha olhos tenros, mas Raquel era de formoso semblante e formosa à vista. 18 E Jacó amava Raquel, e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha mais nova.

Em algumas traduções, Lia é chamada de Lea ou Léia. Sua história está escrita no livro de Gênesis do capítulo 29 ao 49. A Bíblia descreve sua aparência como uma mulher de olhos tenros e meigos, enquanto sua irmã Raquel é citada como uma mulher bonita e atraente (Gênesis 29:17).

Lia tinha os olhos meigos, porém Raquel, era bonita e atraente” (Gênesis 29. 16-17).

Gênesis: Jacó trata Lia feito bicho e envergonha o nome de Abraão; entenda · Notícias da TV.

Lia apenas é descrita na Bíblia como uma mulher de olhos tenros. Já sua irmã, Raquel, é descrita como tendo um belo semblante, uma mulher formosa à vista (Gênesis 29:17).

Em hebraico, "Lia" significa "gazela" e possui uma simbologia de graciosidade e elegância. Ao longo da história, encontramos personagens importantes que compartilham o nome "Lia". Na Bíblia, Lia é uma das esposas de Jacó, patriarca do povo de Israel.

Os nomes que ela dá a seus filhos indicam sua fé em Deus: Rubem (vês aqui um filho de Deus?); Simeão (aquele que ouve); Levi (Unido); Judá (Louvor). Os nomes que ela dá refletem sua busca em Deus para que seu marido pudesse também dar a ela um lugar no seu coração.

Por que ele chorou depois de beijá-la? Parece que uma coisa não tem a ver com a outra. O mais lógico seria ficar alegre. Mas talvez tenha sido um choro de emoção, porque após uma longa viagem, cansativa e cheia de perigos, ele agora estava entre seus parentes.

Labão concordou. Jacó trabalhou por sete anos. Mas Labão queria que sua filha mais velha, Lia, se casasse primeiro. Durante o casamento, Labão enganou Jacó e fez com que ele se casasse com Lia.

A “Bíblia” de Jesus provavelmente espelhava as Escrituras judaicas, com algumas disputas sobre livros como Ester. A questão de saber se ele e seus seguidores leram o texto em hebraico ou grego (Lucas 4:17–19) não é simples.

a Bíblia

E, por sinal, o Antigo Testamento não se furta diante de questões que o Novo Testamento muitas vezes somente esboça. Mas isso não deve surpreender. Pois, afinal de contas, é a Bíblia que Jesus lia.

Lia, a filha mais velha, porém, “tinha olhos baços” (Gn 29:17). Literalmente, “olhos caídos”, “sem brilho” ou “fracos”. Alguns têm assumido que sua visão era deficiente. A passagem, contudo, não diz que Lia tinha olhos deficientes, mas Raquel podia ver bem.

Lia tinha os “olhos baços” ou “ternos” ou “tenros”, ou seja, ela tinha um olhar cansado que a deixava menos atraente e bonita. Talvez até algum tipo de deficiência em sua visão. Embora, não sabemos ao certo, o que tinha de errado com os olhos dela, o que podemos afirmar é que sua irmã ...

São olhos que mostram delicadeza, suavidade, inocência, doçura, meiguice por conta do formato mais suave ou da forma que a pessoa mantém o olhar em outras. O que são olhos tenros no hebraico? Podem indicar tanto suavidade e delicadeza quanto inocência ou falta de força.

Lea foi mãe de sete dos filhos de Jacó (mãe de seis das Doze Tribos de Israel), seis filhos homens, Rubem, Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom, e uma filha, Diná... Lea e os seus filhos foram com Jacó quando este saiu de Padã-Arã e voltou para Canaã, a sua terra natal.