O que a Bíblia fala sobre festa pagã?

Perguntado por: qvieira . Última atualização: 21 de maio de 2023
3.9 / 5 13 votos

No caso da Páscoa, o povo bíblico tomou uma cerimônia pagã, que girava em torno de uma magia, e a transformou em um sinal da presença salvadora de Javé. Em outras palavras, a nova celebração da Páscoa mostra que a fé não é um dado doutrinário ou mágico, mas um gesto história de Javé.

As festas são momentos de Alegria (Lucas 15:7) e quando Jesus está presente podemos desfrutar verdadeiramente de momentos prazerosos diante do Senhor! As festas também envolvem trabalho, serviço e aceitação do convite (Mateus 22:2-14).

Existem muitas festas pagãs como os Carnavais, os Dias das Bruxas, feriados católicos (por causa da idolatria), rodeios, Farras do Boi, Natais paganizados, touradas e muitas outras.

4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do amundo é binimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. 5 Ou supondes vós que em vão diz a escritura: O espírito que em nós habita tem desejo de inveja? 6 Antes, dá maior agraça.

Jesus está falando do grande banquete que o Pai preparou para nós, onde ninguém mais terá fome e sede, onde todos nós somos saciados, e o próprio Cristo é o alimento que nos sacia. A presença de Deus nos enche e nos preenche, de modo que a nossa fome e nossa sede interior são saciadas por essa presença de Deus.

A origem da festa junina é pagã, ou seja, é contrária à doutrina cristã, porque as festas que deram origem às festas juninas homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade e pediam fartura nas safras, pois era nessa altura que começava o período da colheita de cereais.

O significado está relacionado com o jejum que deveria ser realizado durante a quaresma, que se avizinha e também com o controle dos prazeres mundanos.

No antigo calendário israelita estão relacionadas três festas (Ex 23.14-17; 34.18-23): a primeira é a Páscoa, celebrada junto à dos Ázimos ou Asmos; a segunda é a Festa das Colheitas ou Semanas que, a partir do domínio Grego, recebeu o nome de Pentecostes; finalmente, a festa dos Tabernáculos ou Cabanas.

A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus.

3 Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres. 4 Traze-nos outra vez, ó Senhor, do cativeiro, como as correntes das águas no sul. 5 Os que semeiam em lágrimas ceifarão com aalegria.

Como São João é conhecido como "anunciador", o nascimento do santo também é motivo de festejos litúrgicos pela igreja. "É justamente porque ele é o personagem que anuncia imediatamente Cristo na sagrada escritura. Ele é o precursor de Jesus, no nascimento, na missão e também na morte", diz Sobrinho.

No mundo antigo de fato haviam diversos mitos sobre deuses que eram ressuscitados e a maioria deles baseados na celebração do equinócio da primavera, o maior culto a celebração da vida após o inverno.

Quais são as principais festas religiosas?

  • Círio de Nazaré
  • Paixão de Cristo.
  • Lavagem do Bonfim.
  • Festa da Penha.
  • Festa do Rosário.

A boa linguagem que eleva, incentiva e elogia as pessoas convida a companhia do Espírito para estar com você. Nossas palavras, tal como nossas ações, devem ser cheias de fé, esperança e caridade” (Para o Vigor da Juventude, livreto, 2011, p. 20).

Tiago recomenda, em primeiro lugar, que devemos exercitar a paciência até que Cristo volte. A paciência não deve terminar amanhã, mas durar ainda todo o tempo de nossa vida.

"Ninguém pode servir a dois senhores. Porque, ou odiará a um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas. Por isso é que eu lhes digo: não fiquem preocupados com a vida, com o que comer; nem com o corpo, com o que vestir.