O que a Bíblia fala sobre falar do próximo?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós.” “Sedes uns para com os outros benignos [e] misericordiosos.” “Porém o maior dentre vós será vosso servo.”

Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”

Em alguns casos, estamos falando de um vício moral, que permite ao maledicente sentir prazer ao apontar os defeitos dos outros”, opina o psicólogo Luciano Pinheiro. Ele pontua que, ao criticar, tendemos a nos colocar como superiores, como se estivéssemos imunes a cometer aqueles erros que estamos apontando no outro.

Desejar bom dia, boa tarde e boa noite com um sorriso no rosto; não falar mal das pessoas; se dirigir ao próximo sem usar palavras ríspidas e grotescas; manter atitudes de delicadeza; usas as palavras mágicas – por favor, com licença, obrigada; perguntar se está tudo bem; mostrar interesse pelas coisas do outro; ouvir ...

39 E o segundo, semelhante a este, é: aAmarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 aDestes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

Como podemos obedecer mais plenamente a esses dois mandamentos? Como Jesus respondeu quando o doutor da lei perguntou: “Quem é o meu próximo?” (Ver Lucas 10:29–37.)

32 Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.

Muitos acreditam que demonstrar amor está relacionado a abraços ou a outros atos mais concretos, como demonstrar isso verbalmente. Na verdade, amar o próximo também está presente em atitudes simples do nosso dia a dia, como ter empatia, respeito e ser solidário.

Para outros, Jesus é um exemplo a seguir, e eles tentam o melhor que podem para viver como ele fez. Ele ensinou-nos a amar e a servir uns aos outros. Ensinou sobre o sacerdócio, os convênios, as ordenanças e tudo o que precisamos fazer e ser para achegarmo-nos a Ele.

O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; ele é o meu Deus, e eu lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, e eu o exaltarei.”

De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim chabite o poder de Cristo. 10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por causa de Cristo.

O veneno da murmuração afasta Deus de nossa vida (Jo 8,21-30)

Diante das leis de Deus e dos preceitos da nossa religião católica, a fofoca pode abranger dois pecados: o da maledicência e o da murmuração. Revelar os pecados e os defeitos de uma pessoa para ferir a sua fama e a sua honra significa maledicência.

"Reclamar e falar mal pode ser um forma de inveja, que acaba minando a nossa confiança e ego”, adverte Nicci Roscoe, de The Mind Makeover Artist. "Essa prática pode dominar a sua vida se você permitir e o estresse que isso traz resultará em falta de sono e exaustão, o que pode afetar o seu trabalho e vida pessoal”.

O respeito permite que a sociedade viva em paz, numa convivência saudável, assentada em consideração, solicitude e civilidade. Implica reconhecer em si e nos demais os direitos e as obrigações. Em contrapartida, a falta de respeito gera violência, conflitos, desconforto e confrontos.

Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.

Jesus amou de modo personalizado
Por fim, a vida de Jesus demonstra que a empatia encontra sua expressão mais completa ao amar as pessoas da maneira que elas precisam ser amadas. Como Néfi ensinou, o Salvador “nada faz que não seja em benefício do mundo; porque ama o mundo” (2 Néfi 26:24).

33 Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher areverencie o marido.