O que a Bíblia fala sobre educar os filhos?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

"Discipline seu filho, pois nisso há esperança; não queira a morte dele" (Provérbios 19.18). . "Discipline seu filho, e este lhe dará paz; trará grande prazer à sua alma" (Provérbios 29.17).

Nesse processo de educação de nossos filhos nos caminhos do Senhor, temos que atentar para as coisas que podem leva-los ao compromisso de viver uma vida ao lado de Jesus. São pontos como orar, ler a Bíblia, ter vida devocional, ir à igreja e ser ativo na obra de Deus.

Pais, procurem honrar seus filhos; criem-nos na doutrina e admoestação do Senhor. Ensinem-lhes a verdade e não o erro; ensinem-nos a amar e a servir a Deus [ver Deuteronômio 6:5]; ensinem-nos a crer em Jesus Cristo, o Filho de Deus e Salvador do mundo.

Estudos recentes mostram que gritar com os filhos pode ser prejudicial e desencadear problemas de comportamento e depressão. Essa atitude também dá margem para que eles gritem com você de volta. Ou seja, mostra que não há problema em perder o controle quando se está nervoso(a).

Os filhos rebeldes que se arrependerem desfrutarão da salvação e de todas as bênçãos que a acompanham, mas a exaltação é muito mais do que isso. Ela precisa ser plenamente merecida. Saber quem será exaltado é uma questão que deve ser deixada para o Senhor em Sua misericórdia.

Este é um guia de competências parentais em que a autora convida pais e responsáveis a refletirem sobre seus valores, aumentarem suas interações positivas e olharem de modo não violento a disciplina, de modo a fortalecerem o relacionamento familiar enquanto encorajam as crianças a serem responsáveis e fazerem escolhas ...

6 aInstrui a criança no bcaminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.

O papel do pai segundo a Bíblia é mostrar para o filho que ele terá sempre com quem contar, independente de sua decisão. Isso não significa que o pai deve apoiar o erro ou pecado, mas ser uma referência de acolhimento.

O Apóstolo Paulo salientou esse ponto ao ensinar: “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais [em tudo que é justo, creio eu]; porque isto é agradável ao Senhor.” (Colossenses 3:20.)

Não seja carrasco(a) – imponha limites de maneira educativa, explicando os motivos pelos quais a criança não pode fazer aquilo que quer fazer. Quando a criança for desobediente, faça o mesmo: explique os motivos pelos quais você não gostou dessa atitude e quais são as consequências. O diálogo é sempre o melhor caminho.

Por que os filhos maltratam os pais? Os motivos podem ser muitos. Um deles pode ser entendido pela má educação dos pais. Por exemplo: o pai que faz as vontades dos filhos, e depois se recusa a lhes dar tudo o que querem, pode ser vítima de maus-tratos.

Mantenha a compostura
É importante ressaltar que crianças que começam a responder estão sentindo emoções intensas que não são capazes de compreender, então se expressam da maneira que faz aliviar as emoções. Tente não gritar nem fazer ameaças. Respire fundo e conte de forma decrescente a partir do 20.

Uma intensa resposta a frustração – Para muitos pais, gritar é a resposta à uma frustração intensa. Como pai ou mãe, você é confrontado com muitas pressões e demandas conflitantes, e a frustração é comum. E quando seu filho continuamente o desafia, pode parecer impossível evitar os gritos.

"Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo" (Provérbios 13.24).

VALORES DE MÃE
Dizem que mãe é tudo igual, só muda de endereço. Será mesmo? “MÃE”: palavra pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia, força, sabedoria

A família é o melhor lugar para aprendermos a amar um ao outro da forma que o Pai Celestial ama cada um de nós. A Igreja de Deus existe para ajudar as famílias a obter bênçãos eternas. Cremos que a maior bênção que Ele nos dá é a capacidade de voltar a viver com Ele no céu junto com nossa família.