O que a Bíblia fala sobre crescer e multiplicar?

Perguntado por: vinfante . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

No dia em que Deus, o Pai, chamou Seu Filho Unigênito para fazer o homem à Sua imagem e conforme a Sua semelhança, Ele abençoou Seus filhos, dizendo: “Frutificai e multiplicai-vos e enchei a Terra; e sujeitai-a e dominai (…) sobre todo ser vivente que se move na Terra”.

O “Gênesis” disse: “Crescei e multiplicai-vos”. A palavra crescei significa transmutar e sublimar a energia sexual para crescer espiritualmente. A palavra multiplicai-vos se refere à reprodução da espécie humana. Existem duas classes de filhos mencionados pela “Bíblia”: os filhos de Deus e os filhos dos homens.

“E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens” (Lucas 2:52).

No evangelho de hoje, de Marcos 4,26-34, Jesus nos dá uma lição de fé e humildade, ajudando-nos a ver que o nosso crescimento espiritual não depende de nós, mas da Palavra de Deus que foi semeada em cada pessoa e é ela que pode salvar a nossa vida, como diz São Tiago.

Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

A multiplicação é uma das operações básicas da Matemática. A soma sucessiva dos números pode ser representada como uma multiplicação. O resultado da multiplicação é conhecido como produto. Para encontrar o produto entre dois números, utilizamos a tabuada e o algoritmo da multiplicação.

A primeira multiplicação dos pães e peixes é o único milagre de Jesus relatado nos quatro Evangelhos. O Senhor fê-lo pelos galileus da região (Mt 14:13-21; Mc 6:30-44; Lc 9:10-17 e Jo 6:1-15).

1 No princípio criou Deus os céus e a terra. 2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. 3 Disse Deus: haja luz.

Jesus é o nosso modelo, a Bíblia diz que Ele crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens. Em Efésios, capítulo 4, verso 15, vemos que o crescimento é uma escolha: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo Jesus”.

O texto bíblico diz que Jesus crescia em graça diante de Deus; era um crescer espiritual. Todos nós devemos investir em nosso relacionamento com Deus. Praticar a leitura bíblica, a oração, frequentar a igreja e praticar os princípios da vida cristã revelado nas escrituras.

Crescer em sabedoria deve significar reconhecer a dignidade que recebemos de Deus, pois, a família é o maior reflexo de Deus, aberta `à vida e ao amor, a família se constitui como imagem e semelhança de Deus. Esse valor deve ser realçado, testemunhado com determinado heroísmo diante de Deus e dos homens.

O texto de Provérbios 22:6, na Versão Almeida Revista e Atualizada no Brasil, está assim traduzido: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.”

Na Bíblia, Paulo ensinou que a motivação que o espírito de Deus promove é de extrema importância para vencer as lutas diárias. O apóstolo afirma, em Filipenses 2: 11-13, que “quando motivados pelo Espírito, nos sentimos cheios de força para fazer de tudo o que for preciso”.

Quem é a verdadeira fonte da força? “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” “Porque para Deus nada será impossível.” “O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; ele é o meu Deus, e eu lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, e eu o exaltarei.”