O que a Bíblia fala sobre corrigir os filhos?

Perguntado por: dcastro3 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

"Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo" (Provérbios 13.24). Castigar com vara não é bater com raiva, não é descontar a frustração, não é sucumbir ao desespero.

Provérbios 3:12 Porquanto o SENHOR corrige a quem ama, da mesma forma que o pai repreende. porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.

Usar a vara como disciplina, não como violência
Deus disciplina Seus filhos, de forma que possam andar segundo a Sua vontade. Dessa forma, quando o cristão disciplina seus filhos, deve lhes ensinar o caminho de Deus. Na perspectiva bíblica, o uso da vara deve ser de punição do erro, não como incentivo ao correto.

A Bíblia diz (2 Timóteo 3:16,17) que os pais são os agentes de Deus autorizados para ensinar, corrigir e repreender visando uma educação na justiça. Os demais atores no processo educacional são cooperadores que influenciam.

O texto de Provérbios 22:6, na Versão Almeida Revista e Atualizada no Brasil, está assim traduzido: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.”

Provérbios 22:15 NBV-P
Toda criança é rebelde e desobediente por natureza, mas a vara da disciplina a ensinará a se comportar.

O Salmo 127, por exemplo, é muito indicado para pedir que Deus proteja os filhos.

"Se um homem tiver um filho obstinado e rebelde que não obedece ao seu pai nem à sua mãe e não os escuta quando o disciplinam, o pai e a mãe o levarão aos líderes da sua comunidade, à porta da cidade, e dirão aos líderes: 'Este nosso filho é obstinado e rebelde. Não nos obedece! É devasso e vive bêbado'.

O pai que não castiga o seu filho quando é preciso mostra que não tem amor por ele. Um pai que ama o seu filho, desde cedo o disciplina.

“Não obstante, o Senhor julga conveniente castigar seu povo; sim, ele prova sua paciência e sua fé. Entretanto, quem nele confia será elevado no último dia. E assim foi com este povo” (Mosias 23:21–22). O Senhor os fortaleceu e aliviou seus fardos até que mal podiam senti-los sobre as costas.

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”

Os pais devem criar os filhos com amor e bondade. Os pais devem tratar os filhos da mesma forma que desejam ser tratados e dar-lhes um exemplo que esteja à altura de um santo de Deus.

Fale de forma firme olhando nos olhos do seu filho, dizendo o que ele fez de errado e, se necessário, aplique alguma consequência. Muito cuidado nesse momento para não parecerem agressivos e ofender ou ameaçar a criança!

Ajudar os pais a educarem seus filhos na disciplina e admoestação do Senhor (Efésios 6:4). Educar filhos que tenham capacidade moral para distinguir o certo do errado e o bem do mal, e que sejam guiados pelos preceitos bíblicos em seus corações. Providenciar o porquê moral e prático.