O que a Bíblia fala sobre comer carne de animais?

Perguntado por: egil . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Animais | O Que a Bíblia Diz - JW.ORG\x22,\x22(Êxodo 21:28; Marcos 1:6) A Bíblia também diz que os humanos podem matar animais para comer. “Todo animal movente que está vivo pode servir-vos de alimento” ... E após o Dilúvio, por liberação do próprio Deus, ele passou a comer a carne de animais (Gn 9: 3-4).

— Não comam coisa alguma abominável. São estes os animais que vocês podem comer: o boi, a ovelha, a cabra, o veado, a gazela, a corça, a cabra selvagem, o antílope, a ovelha selvagem e o gamo. Vocês podem comer todos os animais que têm unhas fendidas, cujo casco se divide em dois e que ruminam.

Dos animais que vivem na água, podem comer de todos os que têm barbatanas e escamas, quer sejam do mar quer sejam dos rios. Mas dos répteis e animais que vivem na água e que não têm escamas e barbatanas não devem comer; são uma coisa imunda.

Enquanto o cão é frequentemente mencionado na Bíblia, para o bem ou para o mal, o gato nunca é mencionado. Isto porque os gatos não tinham outra função que não fosse puramente estética, e portanto tinham pouco lugar no mundo pragmático da época.

O animal impuro é aquele que não respeita os planos de Deus. Se, por exemplo, animais marinhos se deslocam sobre patas, como os crustáceos, devem ser proscritos, pois vivem na água com órgãos terrestres. Outro caso: o dos pássaros que passam mais tempo na água do que no ar, transitando também entre' dois reinos.

23 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 24 Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem. 25 Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência.

7 E o porco, embora tenha casco fendido e dividido em duas unhas, não rumina; considerem-no impuro. 8 Vocês não comerão a carne desses animais nem tocarão em seus cadáveres; considerem-nos impuros.

16 Digo, porém: aAndai no Espírito, e não cumprireis a bconcupiscência da carne. 17 Porque a carne acobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.

A pergunta é pelo Camarão e caranguejo se são impuros. O livro do Levítico falando dos animais aquáticos, enumera estas prescrições Levítico 11,9- 11:. COMER CAMARÃO É PECADO!

A distinção entre animais limpos e imundos é feita de maneira simples: os animais limpos têm unhas fendidas e remoem; os peixes limpos possuem barbatanas e escamas; e os pássaros ou aves limpos são caracterizados por não serem aves de rapina.

Contudo, dos que ruminam ou têm o casco fendido, vocês não poderão comer o camelo, o coelho e o rato silvestre. Embora ruminem, não têm casco fendido; são impuros para vocês. O porco também é impuro; embora tenha casco fendido, não rumina. Vocês não poderão comer a carne deles nem tocar em seus cadáveres.

Um profeta unge Jeú como rei sobre Israel e profetiza a destruição da casa de Acabe e a morte de Jezabel — Jeú mata Jorão no campo de Nabote — Jezabel é morta por Jeú e devorada por cães.

Talvez a parte da narrativa da criação mais relevante para este tópico seja Gênesis 1:29-30: E Deus disse: “Eis que vos dou todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.

Existe uma tese de que Jesus seria vegetariano ("Ele expulsou aqueles que vendiam animais para sacrifício e consumo para fora do templo, instituiu o batismo no lugar dos sacrifícios animais, e disse que Deus 'requer misericórdia e não sacrifício' e eliminou os sacrifícios animais completamente na Última Ceia").

Segundo o bestiário, a águia será o único animal que pode olhar de frente o Sol, que, neste caso, será simbólico da pessoa divina. A Águia é representada à esquerda, acima do Touro.

Era um dos deuses mais populares do Egito Antigo, associada ao lar, mulheres, fertilidade e proteção. Por serem sagrados para Bastet, os gatos viviam livres pelas cidades egípcias e machucá-los era crime, punível com a morte segundo alguns estudiosos, além de que desencadearia a ira da deusa.

Não, comer carne de porco não é pecado.
Quando Jesus morreu e ressuscitou, Ele nos purificou de uma forma que nenhuma regra cerimonial consegue. A nossa salvação se baseia na fé, não no cumprimento de muitas regras de pureza. Jesus declarou puros todos os alimentos (Marcos 7:19).

E o porco era considerado um animal impuro, devido à forma como era mantido antes do abate, há centenas de anos. De acordo com a Associação Brasileira dos Descendentes de Judeus, o povo judeu tem que se abster de comer esse tipo de carne não porque faz mal à saúde, mas sim porque a lei divina é suprema.

como imundos (versículo 27). Ele nos diz que peixes de água doce e salgada com barbatanas e escamas servem de alimento (versículos 9 a 12), mas criaturas aquáticas sem essas características (bagre, lagosta, caranguejo, camarão, mexilhão, sapo, ostra, lula, polvo etc.) não devem ser comidos.

42 Tudo que anda sobre o ventre, e tudo que anda sobre quatro pés, ou aque tem mais pés, entre toda criatura que se arrasta sobre a terra, não comereis, porquanto são uma abominação.