O que a Bíblia fala sobre animais de estimação?

Perguntado por: aramires8 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.9 / 5 2 votos

Qualquer um pode ter um animal de estimação, desde que não tente colocá-lo no mesmo patamar de um ser humano. Em Filipenses 4:5 lemos: \\\x22Seja a ... “Seis anos semearás a tua terra e recolherás os seus frutos; porém, no sétimo ano, a deixarás descansar e não a cultivarás, para que os pobres do teu povo achem ...

Em outro momento despretensiosos, Jesus demonstrou preocupar-se com os animais ao encorajar as pessoas a confiar nele quando disse “o meu jugo é suave” (Mateus 11:28-30). No mundo moderno, esta frase pode ser facilmente ignorada; no entanto, ela é muito importante.

A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: Senhor, ajuda-me! Ele respondeu: não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Disse ela, porém: sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Jesus respondeu: mulher, grande é a tua fé!

A resposta é não, não é errado tratar seu amor de estimação como filho. Porém como dizem “tudo em excesso faz mal”. Se você trata seu cão como um filho mimado, dependente, inseguro, autoritário, sim, é um problema tanto para o cão, quanto para quem vive com ele.

Enquanto o cão é frequentemente mencionado na Bíblia, para o bem ou para o mal, o gato nunca é mencionado. Isto porque os gatos não tinham outra função que não fosse puramente estética, e portanto tinham pouco lugar no mundo pragmático da época.

Mesmo depois de ter criado Eva, Deus achou que Adão precisava de um companheiro. Então, criou o cachorro. Conta o Livro da Gênese, o primeiro do Antigo Testamento, que Deus criou os céus, a terra e tudo que nela habita em seis dias.

"Ó Deus, criador e doador de todos os bens e que tudo fizestes com sabedoria e destes ao homem, criado à vossa semelhança, o domínio sobre todos os animais, nós vos pedimos que, mediante vossa bênção, estendais sobre estes animais a vossa mão e concedei que eles sejam bem cuidados.

10 O justo atenta para vida dos seus animais, mas as misericórdias dos ímpios são cruéis. 11 O que lavra a sua terra se fartará de pão, mas o que segue os ociosos está falto de juízo. 12 O ímpio deseja a rede dos maus, mas a raiz dos justos produz o seu fruto.

Considerada a religião com maior número de fiéis no País, a Igreja Católica acredita que os animais são criaturas de Deus e por isso devem ser respeitados e amados. “A Igreja sempre considerou a proteção e o amor aos animais como algo importante.

24 E disse Deus: Produza a terra criatura vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis, e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.

cordeiro

O cordeiro, animal cândido e puro, simboliza a inocência e, consequentemente, Cristo na doutrina cristã, aparecendo representações com este significado já na época paleocristã (nas catacumbas).

Associado à passagem entre a vida e a morte, guia das almas dos homens no seu percurso até ao paraíso ou guardião das portas do inferno, o cão é um símbolo do oculto e das artes adivinhatórias. Companheiro em vida, cumpre-lhe ser o guia dos seres humanos no mundo dos mortos.

Em Levítico 11, o Senhor fala a Moisés e Arão e estabelece quais animais podem ser comidos e quais não podem: “Você pode comer qualquer animal que tenha o casco fendido e que rumine. Há alguns que só ruminam ou só têm o casco fendido, mas não deves comê-los.

São Paulo. A arquidiocese de São Paulo também afirmou que "as normas litúrgicas da Igreja Católica, de caráter universal, não preveem nem permitem a participação de animais nos ritos dos sacramentos".

A veterinária Maíra Peixoto avalia que as regras tornam saudável a relação entre donos e bichos. "Essa relação muito humanizada cria uma dependência do animal para com a pessoa que pode gerar até quadro de depressão para o animalzinho", diz.

coisas a imagem e semelhança de. Deus batizado filho do Altíssimo coisa que o animal não é E nem pode ser nem a imagem e semelhança nem pode ser batizado nem pode ser chamado de filho de. Deus.

Os hoardings ou acumuladores de animais são indivíduos que possuem um transtorno mental, registrado pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), que é caracterizado por uma compulsão em abrigar bichos sem ter condições financeiras, emocionais e habitacionais.

O gato

O gato é o único animal que não é citado na bíblia.