O que a Bíblia fala sobre angústia?

Perguntado por: ofarias . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Vejamos a passagem bíblica de Salmos 18.6, que traz um clamor escrito, exatamente, quando o salmista Davi abriu o coração diante de Deus: “Na angústia invoquei ao Senhor, e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face”.

Quando estamos aflitos, temos um Deus que nos ajuda e ampara. Não estamos sozinhos na aflição. Deus nunca nos abandona, ele está sempre do nosso lado para nos dar força nas aflições. Nos momentos de maior aflição podemos gritar por socorro a Deus.

JESUS – Foi orar ao Pai
ORAR PELOS QUE SENTEM ANGUSTIA E MEDO E PRECISAM DO SOCORRO DE DEUS. Depois de orar por todos vamos declarar juntos: Não ANDAREI ansioso por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, APRESENTAREI MEUS pedidos a Deus.

A angústia é considerada uma percepção psicológica caracterizada pela mudança de humor, perda de paz interior, dor, insegurança, culpa, mal-estar e tristeza. Ou seja, ela é a junção de questões emocionais e físicas que podem chegar ao limite de nos impedir de realizar tarefas cotidianas ou provocar isolamento.

Salmos 50:15 ARA
invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.

Deus nos dá paz e vitória no meio da angústia.
As muitas dificuldades podem nos angustiar. Mas quando pedimos ajuda a Deus, ele muda a situação. Na angústia aprendemos a depender totalmente de Deus, reconhecendo que sem ele nada podemos fazer. Deus nos ama e não nos abandona na angústia.

Perdoa-me, Senhor, e salva-me, ó meu Deus. Dá-me a graça da fé, Senhor; dá-me a graça de confiar no Senhor sem medidas, sem olhar para o perigo, mas olhando somente para Ti, Senhor; socorre-me, ó Deus. Abandono-me em Tuas mãos, Senhor, nelas eu coloco as rédeas da minha vida e a direção do meu caminhar.

Algumas características que definem a angústia espiritual, segundo a taxonomia NANDA: Expressa falta de esperança e de significado e propósito na vida. Falta de paz, serenidade, aceitação, amor, perdão de si próprio, coragem. Raiva e culpa.

Neste texto, Freud fala de dois tipos de angústia, a realística e a neurótica.

A angústia é resultante do excesso de questionamentos, incertezas e cobranças pessoais. A busca constante por respostas existenciais, o sentimento de culpa, a frustração e o medo são outros fatores que também podem trazer a sensação de angústia.

A angústia pode estar relacionada com o medo de algo que não consigo definir, meus pensamentos deixam minha mente angustiada e acabo precipitando eventos irracionais que me levam a pensar no perigo que pode surgir no futuro, então surge o vazio e fico paralisado(a), incomodado(a) e assustado(a).

Salmos 77 Ouvir. Clamei a Deus com a minha voz, a Deus levantei a minha voz, e ele inclinou para mim os ouvidos. No dia da minha angústia busquei ao Senhor; a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada. Lembrava-me de Deus, e me perturbei; queixava-me, e o meu espírito desfalecia ...

Cuide bem de você e busque ajuda para se sentir melhor. Para diminuir angústia e conseguir se curar disso é preciso:- entender as causas (um médico e um psicólogo podem ajudar na compreensão)- criar um planejamento de cura e melhora emocional- entender e dar um diagnóstico;- tratar e orientar para cura e bem estar.

João 14:1 NVT. “Não deixem que seu coração fique aflito. Creiam em Deus; creiam também em mim.

O responsável por esse efeito é a adrenalina. Quando passamos por situações de estresse, como tristeza ou ansiedade, o cérebro envia uma mensagem para o corpo liberar uma dose extra desse hormônio, produzido pelas glândulas suprarrenais.