O que a Bíblia fala sobre a vida financeira?

Perguntado por: rjaques . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

As riquezas podem dar-nos atitudes incorretas sobre as coisas materiais. A Bíblia diz em Lucas 12:15: “E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui.” Não é sábio fazer do sucesso financeiro uma prioridade.

Jesus, ao contrário do que muitos pensam, nunca sugeriu ou afirmou que o dinheiro fosse um mal. No entanto, Ele nos deixou valiosos ensinamentos de como utilizar o dinheiro de forma correta, com honestidade e sempre pensando em ajudar ao próximo.

Salmo 15 - Para resolver vida financeira complicada
Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo. A cujos olhos o réprobo é desprezado. mas honra os que temem ao Senhor.

A fonte da prosperidade e das riquezas
Já no Pentateuco encontramos essa verdade. Moisés afirma que é Deus quem dá a força necessária para que alguém adquira riquezas (Deuteronômio 8:18). O cronista descreve o rei Davi louvando ao Senhor e confessando que todas as riquezas estão sob seu controle (1 Crônicas 29:10-14).

Os boletos estão entre os principais responsáveis pelo descontrole financeiro dos brasileiros. Ao não pagar uma conta em dia, você fica inadimplente, pode ter seu nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa, e ainda tem que pagar multa e juros altos sobre o valor inicial da fatura.

FALTA DE CLAREZA E VISÃO DE FUTURO: Os resultados futuros dependem do que você está fazendo hoje. Ficar esperando o momento ideal para começar a agir e fazer acontecer, pode levar você a estagnação e até mesmo ao fracasso. Por isso a importância de projetar uma visão de futuro.

Jesus nos diz no Evangelho: “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Lc 16,13). Judas servia a Deus, mas, queria também servir ao dinheiro. E quando o amor ao dinheiro entra no nosso coração, ele o governa. Ninguém consegue servir a Deus e ao dinheiro, tenhamos isso como princípio de vida.

Naquele tempo, 23Jesus disse aos discípulos: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no reino dos Céus. E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus”.

A preocupação com os hábitos financeiros do homem é milenar. Provérbios 11.15: “Decerto sofrerá prejuízo aquele que fica por fiador do estranho; mas o que aborrece a fiança estará seguro”. Provérbios 22.26: “Não estejas entre os que se comprometem, que ficam por fiadores de dívidas”.

A primeira simpatia para chamar dinheiro é uma velha conhecida dos supersticiosos: a canela. Neste caso, o recomendado é utilizar a versão em pó. No primeiro dia do mês, coloque um pouco de canela em pó nas mãos e fique na porta da entrada da sua casa.

“Ó Deus criador deste imenso universo, estou aqui para te invocar em favor da minha vida financeira. Que do alto da minha cabeça até a planta dos meus pés, eu seja envolvido por uma corrente de riqueza. Derrame sobre mim o dom da riqueza para que eu veja a tua glória e proclame a tua existência por onde eu passar.

Salmo 67 - Atraia prosperidade
"Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós (Selá). Para que se conheça na Terra o teu caminho, e entre todas as nações a tua salvação. Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos.

Neste caso, a chamada “prosperidade de Deus” consiste na ideia da realização de todos os planos e objetivos que determinada pessoa almeja, como “recompensa” por seguir todas as regras de conduta ditadas pela religião.

Como prosperar financeiramente

  1. Mude seus hábitos. Primeiro, procure se relacionar com o dinheiro de uma maneira saudável. ...
  2. Pague suas dívidas. ...
  3. Tenha objetivos. ...
  4. Defina metas. ...
  5. Faça um planejamento financeiro. ...
  6. Poupe dinheiro. ...
  7. Aprenda a investir.

Comece criando uma lista de objetivos pessoais e cultivando uma mentalidade positiva se quiser aproveitar sua nova vida ao máximo. Aprenda mais sobre economia e hábitos de consumo, e arrume um emprego para obter uma renda adicional — você também poderá contar com a ajuda de amigos e familiares, se necessário.

Depressão: sim, a falta do dinheiro pode levar uma pessoa a depressão. Isso porque a falta de dinheiro priva as pessoas de muitos momentos, causando ainda sentimentos de inutilidade e descrença, o que só piora esse cenário.

Você atrasa o pagamento de suas contas com frequência
Se suas contas vivem atrasadas, este é um sinal de que sua saúde financeira não vai bem. Tente controlar seus gastos e ganhos para descobrir o porquê da dificuldade em cumprir os compromissos.

Inveja, sujeira e outros fatores que bloqueiam sua energia de prosperidade - 04/10/2020 - UOL Universa.

5 dicas úteis!

  1. Saiba quanto é sua falta de dinheiro. Não tem como mudar a situação, sem efetivamente conhecê-la. ...
  2. Limite o uso do crédito. ...
  3. Priorize o pagamento de dívidas. ...
  4. Tenha objetivos a médio/longo prazo. ...
  5. Controle o consumismo. ...
  6. Crie uma reserva de emergência para quando ficar com falta de dinheiro.

DINHEIRO NÃO É ALGO RUIM, NA VISÃO DA BÍBLIA
Para o pastor capixaba Ivonildo Teixeira, que atua diretamente no ensino de como a Bíblia orienta sobre finanças e que já publicou 34 livros sobre o tema, Cristo não vê o dinheiro como algo ruim. É a forma de usá-lo, ou mesmo endeusá-lo, que pode ser prejudicial.

Paulo diz essa frase em 1 Timóteo 6:10: "Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com dores".