O que a Bíblia fala sobre a túnica?

Perguntado por: ajaques . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 4 votos

A túnica não era apenas um presente e quem usava era o herdeiro do patriarca. O que a túnica representava? A túnica tinha uma grande representatividade, ou seja, não era apenas um presente. Ela significava o destaque e o valor do primogênito.

A túnica de José foi um presente dado por Jacó, seu pai, e o seu significado indicava o favoritismo e a proeminência de José em comparação aos seus irmãos. Devido a algumas traduções do texto bíblico do Antigo Testamento, a túnica de José ficou popularmente conhecida por ser uma túnica colorida e bem adornada.

Qual a diferença de capa e túnica? Capa – Sociedade Bíblica do Brasil A capa ou veste exterior era usada por cima da túnica. Homens e mulheres usavam vestes exteriores. A capa era geralmente feita de um material mais pesado do que a túnica, e era mantida no lugar com um cinto feito de tecido ou couro.

É uma peça de vestuário usada por Jesus antes de ter sido crucificado. Ele usava-o dentro de outras peças de vestuário exteriores, e por isso não era visível.

A túnica ou alva é conhecida como a indumentária que os clérigos (diáconos, sacerdotes e bispos) trazem sob os demais paramentos para oficiar sacramentos e sacramentais. Não é um traje ordinário, de uso corriqueiro, mas destinado especificamente para a ação ritual-celebrativa. A túnica deve ser alva, isto é, branca.

A túnica não era apenas um presente e quem usava era o herdeiro do patriarca. O que a túnica representava? A túnica tinha uma grande representatividade, ou seja, não era apenas um presente. Ela significava o destaque e o valor do primogênito.

A história de José mostra que mesmo em situações adversas devemos dar o nosso melhor e quando sabemos o nosso propósito e quem está do nosso lado não temos o que temer. Precisamos aprender a identificar as bênçãos disfarçadas de provações.

Em 1, observa-se a túnica íntima; em 2, a túnica média; em 3, a túnica adventícia.

Jacó guardou um pedaço da túnica de José, que seus irmãos levaram para ele. Mais tarde, quando soube que José ainda estava vivo, ele profetizou acerca dos descendentes de José.

Quem tiver duas túnicas, que reparta com quem não tem...”, ou seja, precisamos começar a identificar todo o excesso de posses que, porventura, possuímos em nossa vida, para separá-lo adequadamente do que nos é realmente essencial, de modo a direcionar esse excedente para as mãos dos que realmente necessitam.

Os irmãos viam que o pai amava mais a José do que a eles e por isso tinham ódio dele e eram grosseiros quando falavam com ele.

Por causa da Bíblia (por exemplo, Marcos 6:56), você consegue descobrir que ele usava um manto — um xale longo (em inglês, himation, palavra de origem grega) — que tinha borlas, descritas como “bordas”; é nitidamente uma versão mais antiga do talit judeu.

Coloque um pano nos ombros e amarre (pode ser nos ombros de um aluno) Diga que o profeta Elias usava uma capa. Não se sabe como era a capa de Elias, mas parece que era um manto de pano. O manto de Elias ser passado para Eliseu simbolizou a transferência da autoridade profética para Eliseu.

Gente, a túnica feminina é uma roupa mais folgada, parecida com um vestido e com uma blusa mais longa. É um arraso pra muitas ocasiões, viu? Dá pra fazer combinações pra um estilo mais casual, mas também fica um luxo pra uma noite de balada.

A túnica que teria sido usada por Jesus Cristo antes de ser crucificado foi recentemente restaurada na França e está sendo excepcionalmente exibida na basílica Saint-Denys de Argenteuil, nos arredores de Paris, atraindo milhares de visitantes.

Para o discípulo de Jesus só há uma coisa que vale a pena brigar para alcançar – a alma humana. Para isso, o discípulo está disposto a fazer de tudo ou deixar de fazer de tudo, se seu esforço valerá uma alma. Há situações em que temos que escolher entre justiça para nós ou a graça de Deus para um outro.

A imperatriz Irene de Constantinopla (atual Istambul, na Turquia) teria oferecido, no início do século 9, a peça de presente ao rei francês Carlos Magno, que a doou ao clero de Argenteuil. A Santa Túnica só é exibida ao público (cerimônia conhecida como "ostentação") a cada 50 anos.

No livro de Eclesiastes 9:8 encontramos “Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte óleo sobre a tua cabeça.” Vestes limpas, brancas sem manchas, sem pecado.