O que a Bíblia fala sobre a lei da semeadura?

Perguntado por: aduarte . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Em Gálatas 6.7-9, a Bíblia diz: “Não se deixem enganar: ninguém pode zombar de Deus. A pessoa sempre colherá aquilo que semear. Quem vive apenas para satisfazer sua natureza humana colherá dessa natureza ruína e morte. Mas quem vive para agradar o Espírito colherá do Espírito a vida eterna.

como tu fizeste, assim se fará contigo: o teu malfeito tornará sobre a tua cabeça" (Obadias 1:15). Quem não levar a sério essa moral bíblica, espírita e universal da lei de causa e efeito, cai inexoravelmente na "malha fina" do sofrimento e da dor!

A lei da semeadura e da colheita no Novo Testamento
Certamente os dois textos mais lembrados do Novo Testamento nesse sentido foram escritos pelo apóstolo Paulo. O primeiro foi direcionado aos cristãos de Corinto, e o segundo aos cristãos da Galácia (2 Coríntios 9:6; Gálatas 6:7,8).

Segundo o livro do Apocalipse, as árvores também têm um lugar no céu. Apocalipse 22 descreve a árvore da vida, dizendo: “as folhas da árvore são para a cura das nações”. As árvores nos lembram que a vida é muito maior do que o nosso momento presente.

A partir de um ponto de vista religioso, “aqui se faz, aqui se paga” significa que a pessoa que cometeu alguma injustiça ou agiu de modo incorreto pagará pelo seu pecado enquanto ainda for vivo.

O ideal é que depois da semeadura, venha a colheita.

Um deles é o “princípio da semeadura”: aquilo que você plantar você irá colher. Trata-se de uma lei natural e espiritual simultaneamente. Se uma pessoa estudar, se qualificar e se esforçar diligentemente certamente irá obter sucesso nesse mundo concreto em que vivemos.

Segundo a filosofia budista, as ações voluntárias geram consequências equivalentes ou igualitárias. Quando se fala em Karma ruim, se diz da penalidade existencial que alguém sofre. Olhando para essa proposta de maneira prática, somos estimulados a pensar um pouco mais a respeito de nossa conduta.

22 Não roubes ao pobre, porque é pobre, nem atropeles na porta o aflito. 23 Porque o Senhor pleiteará a causa deles em juízo, e aos que os roubam lhes roubará a alma. 24 Não acompanhes o irascível, nem andes com o homem colérico, 25 Para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a tua alma.

Levítico

Levítico livro das LEIS de DEUS Bíblia Real: Antigo Testamento Moisés Bezerra da Silva eBook Kindle.

Jesus nos diz: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para sua colheita”.

Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.

substantivo feminino Ato ou efeito de semear, de lançar sementes na terra para germinar; semeação, sementeira: tempo da semeadura do trigo. Porção de cereais suficientes para semear um terreno. Terreno onde esses cereais são semeados. Etimologia (origem da palavra semeadura).

Deus quer o fruto. E que fruto é este? Em Gálatas, capítulo 5, versos 22 e 23, encontramos este fruto: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”.

O livro de Gênesis (1: 29) traz: “E disse Deus: “Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente e que está sobre a face de toda a terra e toda árvore em que há fruto de árvore que dá semente; ser-vos-ão para mantimento“ (Bíblia Sagrada, Sociedade Bíblica do Brasil, Casa Publicadora das Assembleias de Deus).

43 Disse Jesus aos seus discípulos: Uma árvore boa não dá frutos maus, uma árvore má não dá bom fruto. 44 Porquanto cada árvore se conhece pelo seu fruto. Não se colhem figos dos espinheiros, nem se apanham uvas dos abrolhos.