O que a Bíblia fala sobre a gratidão?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 8 votos

Considerando novamente a admoestação do Apóstolo Paulo: “Em tudo dai graças…” (1 Tessalonicenses 5:18), devemos ser gratos pelas bênçãos que desejamos, tanto quanto por aquelas que nos vêm e que estão além de nossa capacidade atual de compreender.

Abrão volta a Betel, onde ergueu o altar para Deus e o invoca novamente. Ele agradece ao Senhor por nunca tê-lo abandonado e sacrifica um animal como gesto de fé e gratidão.

Que verdade esses versículos nos ensinam quanto ao que pode resultar de enfrentarmos oposição para seguir Jesus Cristo? (Os alunos podem usar outras palavras, mas certifique-se de que identifiquem esta verdade: A oposição que enfrentamos ao seguir Jesus Cristo pode ser benéfica para Sua obra.)

De acordo com esta escritura, como devemos demonstrar gratidão ao Pai Celestial? Em Doutrina e Convênios 136:28, lemos: “Se estiveres alegre, louva ao Senhor com cânticos, com música, com dança, e com orações de louvor e ação de graças”. Algumas orações devem ser cheias de alegria, de agradecimento e louvor.

Ser grato também é andar por fé, sabendo que Deus está no controle de tudo e que todas as coisas que nos acontecem podem ser usadas, segundo a sua misericórdia, para o nosso próprio bem. Gratidão e louvor andam sempre juntos; quem é grato, louva.

Um dos grandes exemplos de gratidão na Bíblia é bem conhecido: a cura dos 10 leprosos.

A gratidão abre o nosso entendimento para o fato de que temos recebido muito mais bênçãos do que possam ser os nossos problemas ou dificuldades. O Senhor nos convoca a agradecer por todos os benefícios que Ele tem feito, e, quando fazemos isso, percebemos que esses benefícios são incontáveis.

A palavra gratidão é derivada do latim gratus, que pode ser traduzido como agradecido, ou gratia, que tem o mesmo sentido das palavras graça, bênção e dádiva. Sendo assim, gratidão significa o reconhecimento das coisas boas que existem na vida.

Pensamento: Transformados… com glória cada vez maior”. Em outras palavras, é um processo contínuo, mas com a ajuda contínua do Espírito, chegaremos ao nosso alvo – ser como Jesus! O ponto é que não devemos desistir durante a jornada.

Em 1 Coríntios 3:9–23, aprendemos que Paulo estimulou os membros da Igreja em Corinto a edificar o fundamento de sua fé sobre Jesus Cristo e a permitir que o Espírito habite na Igreja.

Filipenses 4:11–13
12 Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade. 13 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

Ela contribui para o alívio do estresse e regulação emocional. Além de reduzir sintomas de depressão e ansiedade, a gratidão melhora o sono, fortalece o sistema imune, melhora a qualidade de vida e a sensação de felicidade.

Davi, mesmo depois que se torna rei, busca viver sua vida como Deus queria e, quando ele falhou, foi sincero quanto ao seu erro, não culpando ninguém, se arrependendo amargamente por ele, e foi perdoado. Na maioria das vezes, a vontade de Deus é contra a nossa.

A Bíblia diz que devemos ser gratos em todas as ocasiões, porque essa é a vontade de Deus (1 Tessalonicenses 5:18). A gratidão é uma forma de louvar a Deus e um sinal de uma vida transformada por Jesus. Quem é grato é mais feliz. A gratidão ajuda a valorizar as bênçãos que temos, encontrando mais alegria nelas.