O que a Bíblia fala sobre a dor do outro?
O Senhor está com você! Ele está ao seu lado, move-se de compaixão para com aquilo que você sofre. Outra coisa é importante: não podemos perder a sensibilidade pelo sofrimento do outro, pela dor do outro. Não podemos deixar de ter compaixão por aquilo que os outros estão sofrendo.
Qual o propósito da dor?
Dor com propósito é sacrifício que vale a pena, pois traz consolo ao coração e, em vez de traumas, traz marcas de vitória. Gálatas 5.17: “Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.”
O que a Bíblia fala sobre se aproveitar dos outros?
Satanás diz: “Aproveitai-vos de alguém por causa de suas palavras, abri uma cova para o vosso vizinho” (2 Néfi 28:8). Tirar vantagem injustamente é uma forma de desonestidade. Fornecer mercadorias inferiores ou prestar um serviço de má qualidade é enganar.
É preciso sentir a dor do outro?
A empatia, ou seja, a capacidade de sentir a dor do outro, é algo tipicamente humano. Apesar disso, nem todos praticam a capacidade de ser empático, já que muitas vezes é difícil compreender as atitudes e formas de ver a vida do outro, sem julgamentos e preconceitos.
O que é sentir a dor do outro?
É a empatia que faz com que sintamos a dor de outra pessoa. É um fenômeno completamente natural e que nos torna humanos. A morte é o principal exemplo de como a empatia faz com que sentimos a dor de outra pessoa. Quando alguém falece, é natural que isso tenha um efeito enorme em nós mesmos.
Quando Deus chama pela dor?
Nunca aceitei a afirmação de que Deus chama as pessoas pela dor, isto com referência a quem ouve o Evangelho e se mostra insensível ou então de quem se encontra desanimado da fé. Sabemos que Deus é justiça e bondade, e uma coisa não anula a outra.
O que está escrito em Provérbios 29?
Provérbios 29. Quando o ímpio domina, o povo geme — O justo se informa da causa dos pobres — O tolo dá vazão a toda a sua ira — Não havendo visão, o povo fica dissoluto.
O que diz 1 Coríntios 7-5?
5 Não vos apriveis um ao outro, senão por consentimento de ambos por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que bSatanás não vos ctente pela vossa incontinência.
O que a dor nos ensina?
A dor nos ensina o que a felicidade não pode ensinar. Ensina que pra ser feliz precisamos sofrer, que pra aprender precisamos errar, que pra ter certeza, precisamos insistir, e ensina também, que mesmo depois de passar por tudo, ainda não sabemos nada.
Quais são os tipos de dor?
Existem quatro categorias amplas de dor:
- Dor nociceptiva: normalmente, resultado de lesão do tecido. ...
- Dor inflamatória: uma inflamação anormal causada por uma resposta inadequada do sistema imunológico do corpo. ...
- Dor neuropática: dor causada por irritação do nervo. ...
- Dor funcional: sem origem óbvia, mas com quadros de dor.
O que causa dor na alma?
A dor da alma tem como causas situações conhecidas ou desconhecidas do sujeito, que se concretizam em sentimentos e emoções penosas e, muitas vezes, sem descrição possível. O medo, a angústia, a tristeza, a insegurança e a desesperança são paralisantes e tornam-se companhia constante da pessoa.
O que Deus fala sobre cuidar da vida dos outros?
Jesus não quer que deixemos ninguém de lado. Ele quer que cuidemos do outro e façamos da nossa vida uma oblação, para cuidarmos dos sofrimentos do nosso próximo. Quando cuidamos do outro, Deus está cuidando de todos nós. Não sejamos movidos pelo egoísmo, mas pelo amor que faz nova todas as coisas.
Qual a importância do cuidado com o outro?
Atitudes de cuidado e atenção ao outro, são atitudes de amor e por si, fazem a vida ser mais saudável e nos torna mais humanos, ajudando a ambos viver melhor. Sejamos mais sensíveis ao cuidado, mais solidários, mais prestativos…
Como devemos tratar as pessoas de acordo com a Bíblia?
É no relacionar-se, no contato com as pessoas que temos a oportunidade de compreender os outros, evitando partir de juízos ou preconceitos. Ser atento para colher o melhor de cada pessoa, evitando cobrar dos outros o que não são capazes de produzir. Uma ótima lição é nunca cobrar as pessoas para além do necessário.
Como respeitar a dor do outro?
Respeitar a dor do outro é se compadecer, se colocar no lugar dele, lamentar, mas sem julgar, pois ainda que nossa perda seja semelhante, ela não é a dor real do outro, até porque “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”.
Quem fica feliz com a dor do outro?
O schadenfreude põe o foco na vida dos outros e impede que apreciamos a nossa vida como ela é, de sermos felizes com o que temos e o que somos. É verdade que o schadenfreude — assim como a inveja — é um fenômeno universal, atemporal e inevitável. Faz parte da estrutura do psiquismo humano.
Como validar a dor do outro?
Validar o outro significa reconhecer, respeitar e valorizar os seus sentimentos. Validar quer dizer que eu não acho que o que o outro sente é bobagem, exagero ou frescura. Mesmo que a minha maneira de sentir ou ver uma situação seja diferente, validar é não desqualificar o sentir do outro.