O que a Bíblia fala sobre a dor da perda?

Perguntado por: ovargas . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

“Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.” Em outras palavras, esse trecho explica o estado de angústia por perder um ente querido.

Confira abaixo quais são elas:

  1. Não ignore o luto, sinta sem medo. ...
  2. Você não precisa passar por isso sozinho. ...
  3. Não se isole. ...
  4. O luto não tem tempo. ...
  5. Desapegar não é esquecer. ...
  6. Aos poucos, volte à rotina. ...
  7. Procure ajuda profissional.

A dor do luto é real — como também a paz que vem de Deus. Se você está lidando com a perda de um ente querido, cerque-se de todos os recursos para conseguir apoio e paz. Por meio da oração, do estudo das escrituras e do apoio de entes queridos, você pode encontrar a verdadeira esperança e consolo.

Pois assim como os sofrimentos de Cristo transbordam sobre nós, também por meio de Cristo transborda a nossa consolação. Mas tu enxergas o sofrimento e a dor; observa-os para tomá-los em tuas mãos. A vítima deles entrega-se a ti; tu és o protetor do órfão.

Salmo 94:18-19 – Quando eu disse: Os meus pés escorregaram, o teu amor leal, SENHOR, me amparou! Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma. Medite nestas palavras por um momento.

Mas quem perde um ente querido pode passar a desenvolver sintomas físicos também. Um estudo inglês apontou que as emoções vivenciadas com o luto provocam desequilíbrios químicos no cérebro. Além disso, são responsáveis por sintomas como dor no peito, sudorese, tremedeira, tontura e fraqueza.

Em geral, a fase mais difícil do luto é aquela em que a pessoa se sente mais vulnerável, isolada e desamparada. É importante lembrar que cada fase do luto é importante e faz parte do processo de cura, e que é normal experimentar uma ampla gama de emoções durante o período de luto.

Entretanto, falar sobre o luto e todas as suas fases, negação, raiva, barganha, depressão e aceitação, é importante para que se tenha consciência desse processo quando ele acontecer com você, a fim de mitigar o sofrimento quando houver uma perda e ele esses sentimentos vierem.

O luto é considerado prolongado quando supera aquilo que se enquadra nas normas sociais, culturais ou religiosas esperadas ao contexto de cada indivíduo. Outro indicador do transtorno é quando a perturbação passa a causar prejuízos significativos na rotina de vida pessoal, familiar, social, educacional e ocupacional.

Geralmente, leva cerca de um ano para você perceber o que mudou em sua vida, tanto emocional quanto de forma prática. Algumas coisas só acontecem uma vez por ano, como comemorar um aniversário, ou fazer algo que o falecido costumava fazer, como renovar o seguro do carro.

As pessoas costumam pensar nas fases do luto como semanas ou meses duradouros, mas elas são respostas a sentimentos que podem durar minutos ou horas à medida que entramos e saímos de um e depois de outro.

Um período de três meses a um ano é a media de duração do luto, mas pode chegar a até dois anos.

Nós crescemos quando temos experiências difíceis.
“Ele nada faz que não seja em benefício do mundo” (2 Néfi 26:24; grifo do autor). Essa é uma das possíveis razões por que Deus pode permitir que coisas ruins aconteçam: Ele sabe que, de alguma forma, um dia, vamos nos beneficiar com a experiência.

Deus é aquele que está presente conosco na dor. E, se o sofrimento nos aproxima de Deus, há quem diga que o melhor é sempre sofrer, para sempre tê-lo conosco. O próprio Deus sofre conosco. Uma condição ainda mais surpreendente, é que Deus sofre até mesmo antes que nós.

7- Salmos 30:5
“Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.” Em outras palavras, esse trecho explica o estado de angústia por perder um ente querido.

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Filipenses 4, 6-7).

Salmo 91

O Salmo 91 é utilizado para atrair a proteção divina e fortalecer a fé cristã e está entre os mais famosos das escrituras sagradas. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.