O que a Bíblia fala sobre a boca?

Perguntado por: aboaventura . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21.23). O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua. Devemos abrir a boca para abençoar o nosso irmão, para adorarmos ao Senhor.

Esta é uma das diversas teses psicológicas de Jesus de Nazaré que se encontram registradas nos Evangelhos. Ela aparece naquele que talvez tenha sido o discurso mais contundente de Jesus contra os fariseus, em que Ele os chama de “raça de víboras”.

21 O que segue a justiça e a benevolência achará a avida, a justiça e a honra. 22 À cidade dos fortes sobe o sábio, e derruba a força da sua aconfiança. 23 O que guarda a sua aboca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma.

Provérbios 13:3 NVI
Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando.

5 Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não veem; 6 Têm ouvidos, mas não ouvem; nariz têm, mas não cheiram; 7 Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. 8 A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles aconfiam.

11 E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? Ou quem afez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? 12 Vai, pois, agora, e eu serei com a tua aboca, e te bensinarei o que hás de cfalar.

Provérbios 2:6 – Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento. Existe uma única Fonte de sabedoria, e buscá-la em qualquer outro lugar é tolice e perda de tempo. Toda sabedoria está do próprio SENHOR, e Ele a dá a quem Ele quer.

Entretanto, as coisas que saem da boca vêm do coração e são essas que tornam uma pessoa impura. Mas o que sai da boca procede do coração; e é isso o que contamina o homem.

Quando a boca não consegue dizer o que o coração sente, o melhor é deixar a boca sentir o que o coração diz.

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.

Aquilo que está dentro da nossa alma, do nosso coração, da nossa mente, da nossa vontade precisa ser purificado por Deus. A purificação só acontece quando a queremos, quando a permitimos, quando a buscamos e nos deixamos ser purificados por Deus.

“O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21.23). O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua. Devemos abrir a boca para abençoar o nosso irmão, para adorarmos ao Senhor. Mas, infelizmente, muitos têm sido destruídos pela falta de sabedoria.

Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. 6 A alíngua também é fogo, mundo de iniquidade; assim, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.

23 O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma.

O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios tem perturbação.