O que a Bíblia fala sobre a árvore de Natal?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.3 / 5 15 votos

Ela representa a estrela de Belém, que segundo a tradição teria sido o que revelou aos três reis magos que Jesus havia nascido e os levou à Belém. Montar um presépio em miniatura em baixo da árvore e pendurar os sinos, que representam o anúncio do nascimento de Jesus também faz parte dos costumes cristãos.

Reza a lenda germânica que Lutero ao passear durante uma noite limpa pela floresta, observou o efeito das estrelas no topo das árvores e trouxe essa imagem para a sua família na forma de uma árvore com uma estrela no topo e decorada com velas.

Martinho Lutero

Origem da árvore de Natal
Mas apesar de já serem usadas há séculos, foi por volta dos anos 1500 que as árvores de natal tornaram-se um costume cristão. Historiadores atribuem essa tradição à Martinho Lutero. Os germânicos, nessa época, tinham o hábito de decorar as casas com pirâmides de madeira e folhas de árvores.

O pinheiro simboliza a vida, pois é uma das poucas árvores que sempre se mantém verde, mesmo durante o inverno, quando a maioria das árvores perdem as folhas. A árvore também simboliza o Reino de Deus: “Eu sou a árvore, e vós sois os ramos”. Quando iluminada, a árvore lembra que Cristo é a luz do mundo.

As luzes de natal, ou pisca-pisca, são muito utilizadas durante as festividades de final de ano, para decorar a casa, e simbolizar o nascimento de Cristo.

pinheiro

O pinheiro é um dos principais símbolos do natal, representando a árvore natalina. Sua decoração recebe bolas, fitas, luzes e outros enfeites. Essa espécie foi escolhida porque consegue manter suas folhas verdes mesmo durante o inverno. Por isso, simboliza a resistência.

Lutero estava insatisfeito com certas condutas da Igreja, sobretudo com as indulgências, que eram comuns na Igreja Católica da época. Nesse contexto, essa prática acontecia por meio dos dízimos feitos pelos fiéis para a Igreja em troca do perdão de seus pecados.

As Bolas coloridas que enfeitam as árvores
Simbolizam os frutos da prosperidade na árvore de natal, como sentimento de desejo por esta fortuna.

Martinho Lutero foi monge agostiniano e questionou a cobrança de indulgências por parte do alto clero da Igreja Católica. Na Dieta de Worms, Lutero foi convocado a confirmar ou negar o que escrevera, e ele confirmou. Isso o fez ser banido do Sacro Império Germânico.

O "bom velhinho", gordinho e simpático, representa o altruísmo e os sentimentos de bondade e gratidão que invade os corações nessa altura festiva que celebra o nascimento do Menino Jesus. Na época do Natal, as crianças costumam escrever uma carta ao Papai Noel dizendo o que querem ganhar.

Albert Sadacca

Origem do pisca-pisca
Segundo o portal, Albert Sadacca, um jovem de Nova York, resolveu criar as luzes elétricas e coloridas após episódio de explosão de uma árvore com luzes de velas. Este foi o início da empresa NOMA Electric Company, a maior empresa fabricante de luzes de Natal há anos.

Apocalipse 22 descreve a árvore da vida, dizendo: “as folhas da árvore são para a cura das nações”. As árvores nos lembram que a vida é muito maior do que o nosso momento presente. Suas raízes profundas e galhos em crescimento nos chamam a olhar para o céu e a eternidade.

Segundo a tradição católica, o dia ideal para montar a sua árvore de natal é no primeiro domingo do Advento. Se você não está familiarizado com este nome, não se preocupe que vamos explicar! É assim que os católicos chamam as quatro semanas antes do Natal. Em 2022, essa data caiu no dia 27 de novembro do ano de 2022.

A lenda do pinheiro de Natal
As três árvores quiseram oferecer um presente especial ao Menino. Assim, a oliveira ofereceu as suas azeitonas e a tamareira ofereceu as suas doces tâmaras; porém, o pobre pinheirinho percebeu que não tinha nada para oferecer e ficou muito triste.

Para os cristãos, além de ser um sinal de vida e nascimento, a árvore recebe luzes e enfeites simbolizando a luz que Cristo trouxe ao mundo e os presentes que os Reis Magos levaram a Jesus, segundo a descrição bíblica.

Thomas Edison

Thomas Edison, o inventor da primeira lâmpada elétrica funcional, foi também o criador do primeiro cordão de luzes elétricas. Na altura do Natal de 1880, Edison pendurou essa grinalda no exterior do seu laboratório e os transeuntes viram as primeiras decorações natalícias iluminadas.