O que a Bíblia diz sobre palavras negativas?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

A Bíblia nos ensina que a maldição sem causa não se cumpre, mas quando uma palavra é dita por alguém que tem autoridade sobre nós, a vigilância precisa ser dobrada. Palavras podem gerar maldições, trazendo destruição. Elas são sementes que, uma vez lançadas, podem nascer e começar a dar frutos malignos, que destroem.

A Palavra de Deus nos revela preciosos ensinamentos acerca do nosso falar. “O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21.23). O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua.

Ele recompensará com o mal os meus inimigos. Destrói-os na tua verdade. Eu te oferecerei voluntariamente sacrifícios; louvarei o teu nome, ó Senhor, porque é bom, pois me tem livrado de toda a angústia; e os meus olhos viram o meu desejo sobre os meus inimigos."

Como você pode perceber, as palavras negativas indicam sempre uma negação de algo. Ou seja, além de prejudicar a comunicação, que é totalmente interrompida com o uso desse vocabulário, ainda passam a impressão de que você não é capaz de realizar determinada atividade ou que isso não é possível.

“Desgraça” automaticamente se refere à “falta de graça”, que significa a benção, ou graça divina. Para os supersticiosos, esta palavra pode atrair acidentes, problemas de energia e inveja.

Sabemos que os palavrões atraem mais atenção e são mais bem lembrados do que outras palavras. Mas eles também interferem no processamento cognitivo de outras palavras/estímulos, então parece que xingar às vezes também pode interferir no pensamento. Isso pode valer a pena, pelo menos às vezes.

No entanto, mesmo que xingar seja um hábito comum entre diversas espécies, ele não é bem aceito pelos humanos. Isso porque os xingamentos são considerados palavras “ruins” e “inapropriadadas”. Logo, a sociedade reprime e julga a prática de xingar, seja uma única vez ou constantemente.

Romanos 12:18 diz: "Se é possível..." Mas Deus exige que perdoemos a todas e todos sem exceção, que vivamos em paz em relação às pessoas. Nem sempre isso é o que acontece, nossa falta de perdão é real quando escolhemos manter a amargura, deixando-a amadurecer em ressentimento em nossos corações.

Por isso, no século XII, proliferaram na Igreja católica os tratados que catalogavam e analisavam não os pecados da boca ou da palavra, mas os pecados da língua, tais como a blasfêmia, a mentira, a adulação, a zombaria, a jactância, a tagarelice ou a discórdia.

21 A morte e a vida estão no poder da alíngua, e aquele que a ama comerá do seu fruto. 22 aO que encontra uma besposa encontra o bem, e alcança a benevolência do Senhor.

16 Estas seis coisas o Senhor odeia; sim, sete a sua alma abomina: 17 Olhos aaltivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, 18 O coração que maquina pensamentos viciosos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 A testemunha falsa que respira mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios. 25 Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem diretamente diante de ti.

32 Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.

Eis algumas dicas simples:

  1. Evite-as sempre que possível. Isso provavelmente nem é preciso dizer, mas é sempre bom frisar: a melhor maneira de lidar com pessoas negativas é cortá-las da sua vida. ...
  2. Não seja “poliana” com elas. ...
  3. Concorde e então enfraqueça-as ao reformular a frase. ...
  4. Esvazie sua cabeça depois de tudo.

Cultivar pensamentos positivos e verbalizar isso no dia a dia, através de palavras e frases positivas, faz toda a diferençara para você viver uma rotina mais leve e tranquila. Outro ponto importante é que fazendo isso, você também transmite uma imagem melhor, as pessoas passam a te enxergar de uma forma especial.

O fato é que, quando escutamos algo que não é do nosso agrado, principalmente se for de alguém que amamos, pode ferir nossas emoções, pois jamais esperamos tais palavras de pessoas que tanto prezamos. As palavras ofendem até mais que determinadas ações, principalmente da forma e por quem são pronunciadas.

Provérbios 6:15 Por essa razão, a desgraça se abaterá repentinamente sobre ele; de um golpe será completamente destruído, sem qualquer apelação.

1 Que perdeu os favores de que usufruía. 2 Diz-se de vítima de infortúnio. 3 Que se encontra em estado de miséria; indigente. 4 Digno de piedade; desditoso, infeliz.

1 Má sorte ou adversidade; desventura, infelicidade, infortúnio, mofina, tormento: “Eu queria que seu jornal mandasse uma pessoa ver o tal do reformatório para ver como são tratados os filhos dos pobres que têm a desgraça de cair nas mãos daqueles guardas sem alma” ( JA ) . 2 Fato desastroso; calamidade.

Os palavrões no mundo espiritual tem um significado negativo, trazendo energias negativas as pessoas que os dizem e são considerados pecado. Os palavrões significam palavras impuras, improprias, insultos e negativas.

Na maioria das vezes, dizer palavrões é uma reação emotiva. Quando estamos frustrados, surpresos ou nervosos, xingar geral fornece uma descarga emocional. Experimentos mostraram que xingar aumenta a capacidade do corpo de tolerar a dor.