O que a Bíblia diz sobre não casar?

Perguntado por: aquaresma . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Aos que estão casados ordeno, não em meu nome mas em nome do Senhor, que a mulher não se separe do marido , 11 nem o marido se separe da mulher. E se a mulher se separar, não volte a casar-se ou então faça as pazes com o marido.

Nesse ponto, morar junto antes de casar pode ser uma ótima ideia, já que antes de assumir um compromisso mais sério perante a família e os amigos, você já saberá se há cumplicidade, parceria e tolerância de ambas as partes.

(…) O casamento no templo é muito mais do que uma união realizada num lugar específico. Envolve toda uma orientação para a vida, o casamento e o lar. É o ponto culminante de atitudes construtivas em relação à Igreja, à castidade e a nosso relacionamento pessoal com Deus, além de inúmeras outras coisas.

“Se alguém casar no serviço religioso e, antes de validar esse casamento civilmente no cartório, vier a casar-se com outra pessoa no civil, o segundo casamento, o civil, será válido, e o primeiro, o religioso, será nulo, como se nunca tivesse existido aos olhos da lei”.

Casamentos por vezes não dão certo
Do total, 50% terminam em divórcio. Passar a vida ao lado de uma pessoa pode parecer atraente, mas ter que passar todos os dias restantes da vida já não é uma ideia de felicidade. Casamento é o fim da aventura Viver envolve correr riscos, tentar, errar e acertar.

Estudos dizem que os casados são menos estressados, têm menos chance de sofrer depressão, e vivem mais anos. Isso tudo, sendo mais feliz do que se estivesse solteiro! Segundo essas pesquisas, o casamento oferece às pessoas um tipo de estabilidade e apoio que lhes permitem ter sucesso em vários outros aspectos da vida.

A natureza sagrada do casamento está intimamente ligada ao poder da procriação. Somente um homem e uma mulher juntos tem a capacidade biológica de conceber filhos. Esse poder de procriação — criar vida e trazer os filhos espirituais de Deus ao mundo — é sagrado e precioso.

Deus criou homem e mulher para que ambos se unam em casamento.46 Assim, eles não são mais dois, mas um só, porque Deus os uniu de acordo com a estrutura que ele mesmo estabeleceu na criação.

União Estável não é um estado civil
A união estável é a convivência entre pessoas que não possuem nenhum impedimento para casar, porém, por motivos próprios, não o fizeram. Veja mais sobre a união estável.

226 - A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado. § 3º - Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento.

Razão 1: A natureza do espírito masculino e a do feminino completam-se e aperfeiçoam-se mutuamente e, portanto, o homem e a mulher devem progredir juntos rumo à exaltação. A natureza e a importância eternas do casamento só podem ser plenamente entendidas dentro do conceito abrangente do plano do Pai para Seus filhos.

Aos discípulos, Jesus diz o seguinte: «quem se divorciar da sua mulher e casar com outra, comete adultério em relação a ela; e se ela, tendo-se divorciado do marido, casar com outro, comete adultério» (Marcos 10:11-12). O enfoque das palavras de Jesus é diferente na declaração pública e na declaração privada.

“Como um natural entre vós será o estrangeiro que peregrina convosco; amá-lo-ás como a ti mesmo”. “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.”

25 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, 27 para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

O casamento pode ser dentro de uma igreja evangélica ou fora, diferente da igreja católica que tem um padre como celebrante e só pode ser realizado dentro de uma igreja.

Pois saiba que muitas pessoas têm optado por formalizar o casamento apenas no civil, dispensando a cerimônia religiosa. Nesses casos, o casamento acontece no próprio cartório. O procedimento é pouco burocrático, além de ser bastante econômico e rápido.

O teólogo e supervisor de orientação espiritual da Obra Evangelizar É Preciso, Paulo Pacheco, responde essa questão. Para ele, o cristão que não recebeu o Sacramento do matrimônio não só pode, como deve participar da Santa Missa e da vida ativa na comunidade.

Um estudo realizado na Universidade de Michigan em 2019 descobriu que as pessoas que disseram sim entre as idades de 25 e 32 anos tinham maior probabilidade de ter um casamento bem-sucedido.

O casamento religioso, que atender às exigências da lei para a validade do casamento civil, equipara-se a este, desde que registrado no registro próprio, produzindo efeitos a partir da data de sua celebração.