O que a Bíblia diz sobre murmurar e fazer fofocas?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

O veneno da murmuração afasta Deus de nossa vida (Jo 8,21-30)

O mexeriqueiro é aquele que sai difamando ou fazendo fofoca, como o querubim caído em Ezequiel 28:16. O “fiel de espírito” refere-se à pessoa que é confiável.

Pois por suas palavras você será absolvido e por suas palavras será condenado" (Mateus 12:36-37). Deveríamos ser tardios para nos irritar. Como é fácil explodir de raiva, não? (especialmente quando estamos dirigindo).

O murmurar é falar baixinho, para não ser ouvido pelos outros nem as claras e nem frente a frente. Sempre murmuramos contra alguém ou alguma coisa. E isso nos leva a sermos falsos uns com os outros e contagia pessoas que estão a nossa volta.

A murmuração é um pecado pois demonstra que não aceitamos o que o SENHOR tem feito em nossas vidas e acreditamos que merecemos algo melhor.

29 Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.

Embora muitos a negligenciem como um "pecadinho", a doutrina moral da Igreja ensina que, objetivamente, se trata de um pecado grave – parvidade de matéria à parte. A "fofoca", em termos técnicos, abrange dois pecados: o da maledicência e o da murmuração.

20 Sem lenha, o fogo se apagará, e não havendo adifamador, cessará a contenda. 21 Como o carvão é para as brasas, e a lenha para o fogo, assim é o homem acontencioso para acender rixas.

A língua é um mal incontido. Mateus 12:31 nos lembra: “Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e a blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens”. Tome cuidado com o que você fala.

Leia abaixo.

  1. SAIA DE PERTO. Falar mal dos outros pode gerar desavenças na equipe e reduzir a produtividade. ...
  2. ROMPA O CÍRCULO. Se o "montinho da fofoca" se formar perto de você, aproveite para falar as qualidades de quem é alvo dos comentários maldosos. ...
  3. FECHE A BOCA. Evite falar de problemas da sua vida pessoal. ...
  4. REVERTA.

Mateus 23:12 Porque ele abate os que habitam no alto, na cidade elevada; humilha-a, humilha-a até ao chão, e derruba-a até ao pó. A ideia central é que a humildade antecede a honra de Deus ( Provérbios 18:12 ). Quando nos humilhamos perante Deus e até mesmo os homens, o Senhor nos exaltará.

A Palavra de Deus nos revela preciosos ensinamentos acerca do nosso falar. “O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21.23). O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua. Devemos abrir a boca para abençoar o nosso irmão, para adorarmos ao Senhor.

21 A morte e a vida estão no poder da alíngua, e aquele que a ama comerá do seu fruto. 22 aO que encontra uma besposa encontra o bem, e alcança a benevolência do Senhor.

Ainda na Primeira Carta, Coríntios, capítulo 10, versículos 23 a 25, ele retorna à assertiva e diz: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem.

"Não espalhem calúnias no meio do seu povo. "Não se levantem contra a vida do seu próximo. Eu sou o Senhor. Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e tem sido domada pela espécie humana; a língua, porém, ninguém consegue domar.

Revela a falta de gratidão, respeito, sabedoria e falta de fé. A murmuração, além de não resolver, só agrava o problema, e é uma declaração antecipada de derrota. É uma afirmação de incredulidade. Quando murmuramos, estamos dizendo de forma indireta para Deus que não confiamos nele, nem nos seus propósitos.

Êxodo 15-17). Apesar de muitas vezes aparentemente o povo ter murmurado contra Moisés e Arão, na realidade eles estavam murmurando contra o próprio Deus. Em certa ocasião Moisés diz isso explicitamente: “As vossas murmurações não são contra nós, e sim contra o SENHOR” (Êxodo 16:8).

Tem um salmo na bíblia que diz: Reclamar é como estar em uma areia movediça, quanto mais reclamamos mais afundamos. Um abismo chama outro abismo” (Salmos 42:7). E realmente é isso que acontece. Quando reclamamos, vivenciamos o que está ruim o tempo todo e isso não trará soluções nem ao menos acalanta nossa angustia.

Experimente 21 dias sem murmurar, queixar e falar mal dos outros. Lute para vencer a murmuração. Cada vez que você se “pegar queixando”, mude algo de lugar (o anel, tire o brinco, etc – monitore-se) e volte à estaca zero na contagem dos 21 dias.

Palavras relacionadas a murmuração

  • murmuração.
  • mexerico.
  • fofoca.
  • intriga.
  • enredo.