O que a Bíblia diz sobre medida?

Perguntado por: gmenezes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Deem e será dado a vocês: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem também será usada para medir vocês”.

Para garantir que realmente a capacidade máxima da vasilha esteja sendo utilizada, é preciso “sacudir” e “prensar” o produto nela, completando-a com mais produto até que este se derrame pelas bordas da vasilha. Assim, a medida estará recalcada, ou seja, prensada, sacudida e verdadeiramente transbordante.

Neste estudo bíblico, exploramos o princípio da reciprocidade, que nos ensina que sempre que fazemos o bem aos outros, esse bem retorna para nós. Através de passagens bíblicas, vimos a importância de fazer o bem, semear a bondade e servir aos outros, seguindo o exemplo de Jesus Cristo.

35 Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário socorrer os enfermos, e lembrar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é adar do que receber.

O que é uma medida? Medir significa quantificar uma grandeza com relação a algum padrão tomado como unidade; Por exemplo, ao medir o tamanho de um objeto com uma régua, estamos comparando a marcação calibrada da régua com o objeto sendo medido.

A moderação ou a prudência (sensatez) no comportamento ou na expressão também se considera medida: “Astuto, o futebolista falou com medida, procurando assim evitar a polêmica”.

"Estar bem na medida do possível" representa uma expressão utilizada pelas pessoas, como uma forma de amenizar algum tipo de sofrimento ou dor, visto que representa pessoas que encontram-se em situações complexas, mas que procuram estar bem.

38 Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no regaço; porque com a mesma medida com que medis, vos medirão a vós.

Significado de Calcada
substantivo feminino Que se calcou; que foi pressionada, pisada ou esmagada.

6 E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância também ceifará. 7 Cada um contribua segundo apropôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

Presente em Mateus 6:33, significa que acima de todas as coisas e preocupações da vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus e sua justiça. Deve-se buscar isso antes de riquezas, prazeres, sonhos ou objetivos: porque o Reino de Deus é mais importante e superior.

Com esses relatos aprendemos que ao exercermos fé e nos achegarmos ao Salvador, Ele pode nos curar e que podemos ajudar outras pessoas a achegarem-se ao Salvador para serem curadas.

Lições da Parábola do Juiz Iníquo e a Viúva
Em primeiro lugar, essa parábola nos ensina que devemos orar continuamente e com perseverança. A viúva não desistiu de suplicar sua causa a um homem ímpio e sem consideração por ninguém. Nós, porém, temos um Juiz santo e justo; então não podemos desanimar.

23 Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, 24 sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.