O que a Bíblia diz sobre Maria católico?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Maria, por toda a sua vida, foi uma mulher que se colocou como serva, comportou-se como uma discípula do Senhor Jesus, a filha de Deus Pai que seguiu os passos do Mestre Jesus. Ela é a Mãe do Senhor, a Mãe do Salvador.

Origem da intercessão de Maria
Ao confiarmos na intercessão de Maria, conversamos com nossa mãe para que ela interceda junto ao seu filho, Jesus. Assim como a Boa Mãe fez na passagem bíblica em que Jesus fez seu primeiro milagre, nas Bodas de Caná da Galileia (Jo 2, 1-11).

A oração Ave Maria é a mais popular entre todas as orações marianas. É composta de duas partes, a primeira foi retirada da Bíblia, no Evangelho de São Lucas, e reúne as palavras do Anjo Gabriel na Anunciação (Lucas 1:28), com a saudação de Isabel a Maria, na Visitação (Lucas 1:42).

Filho, eis aí a tua mãe!

Desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada do pecado pela graça de Deus. Ela sempre foi cheia da graça divina. O dogma declara também que a vida da Virgem Maria transcorreu completamente livre de pecado.

A história de Maria no livro de Lucas começa com a aparição do anjo Gabriel, o mesmo anjo que aparecera anteriormente a Zacarias no templo (ver Lucas 1:11, 19, 26). Quando Gabriel aparece, Maria é uma jovem que estava noiva de José (ver Lucas 1:27).

Evangelho de Marcos

No Evangelho de Marcos, a pessoa de Maria aparece em duas passagens: Mc 3,31-35 e Mc 6, 3-4. Nestes textos Maria é a mãe biológica de Jesus, que busca entender o filho juntamente com seus familiares. A mulher maternalmente solícita pela sorte do filho.

Nossa Senhora é proclamada “bendita entre todas as mulheres” (Lc 1,42) e feliz porque acreditou (Lc 1,45), e logo engrandece o Senhor porque olhou para sua humildade e fez nela maravilhas, por isso todas as gerações hão de chamá-la bem-aventurada (Lc 1,48-49).

Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima são a mesmíssima pessoa: Maria de Nazaré, a mãe de Jesus. Ocorre que existem muitíssimas devoções diferentes tributadas a Maria: Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora do Desterro, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Boa Morte, Nossa Senhora da Purificação etc.

Maria provavelmente teve outros filhos além de Jesus, dizem historiadores. Evangelhos mencionam quatro irmãos e ao menos duas irmãs de Cristo.

A Virgem Maria ressuscitou, como Jesus, pois sua alma imortal uniu-se ao corpo antes da corrupção tocar naquela carne virginal, que nunca tinha experimentado o pecado. Ressuscitou, mas não ficou na terra e sim imediatamente foi levantada ou tomada pelos anjos e colocada no palácio real da glória.

Isso porque os judeus consideram Deus como pai e Deus considera os judeus como seus filhos.

Rezada desde os primórdios na liturgia bizantina, a Ave Maria foi adicionada à liturgia latina por São Gregório Magno, o organizador do canto gregoriano, como antífona do ofertório.

Ainda, de acordo com a Tradição da Igreja, o Santo Rosário - ou “Saltério Mariano", como era chamado - teria sido entregue a São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores. Enfim, o texto que guia a meditação desta aula foi escrito por Santo Tomás de Aquino, que também era frade dominicano.

São João Evangelista

Foi o "discípulo amado" de Jesus. Foi o único apóstolo que acompanhou Cristo até a sua morte. O Evangelho de João menciona que antes de Jesus morrer, confiou Maria aos seus cuidados. São João Evangelista (6-103) nasceu em Batsaida na Galileia.

Por que Maria é a porta do Céu? Ela é essa porta porque foi a forma com que Jesus veio até nós, e é também por meio de Maria que nós iremos até Jesus. Nossa Senhora precisa entrar na nossa vida e tocar em nosso coração para entendermos a importância de Jesus.

O Catecismo diz que elas 'significam o Cristo que é glorificado neles'. Nas imagens dos santos encontramos uma referência Àquele que os santificou.

Levítico 19–20 relata a ênfase do Senhor na santidade. A palavra santo em hebraico é “qadash” que significa ser santificado, consagrado e dedicado ou separado do mundo e da iniqüidade.

Nossa Senhora Aparecida representa a imagem da mãe de Jesus, e foi encontrada pelos pescadores em outubro de 1717, no rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá (SP). Naquela época, a pesca não estava nada produtiva, e ao puxar a rede os pescadores se depararam com a imagem da santa, porém somente o corpo.

Salmo 44

Salmo 44 | Assunção de Nossa Senhora - YouTube.

Foi por meio dos relatos apócrifos, portanto, que os fiéis passaram a conhecer melhor a vida da Virgem antes, durante e após sua missão como mãe do Salvador. Sua origem, sua infância, sua vida consagrada e casta, seu destino após a Crucificação de seu filho, sua recompensa nos céus.