O que a Bíblia diz sobre jogos de cartas?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

A Bíblia não condena jogos, mas assim como em tudo na vida, é preciso ter equilíbrio e observar quais são os objetivos da competição. Quando o jogo envolve dinheiro, leva a um vício, provoca comportamentos errados ou afeta a consciência e a família, certamente você está pecando.

As doze cartas em sequência representam os meses. Já a divisão de cores, preto e vermelho, representam a noite e o dia respectivamente. Os diferentes naipes fazem associação às estações do ano: ouros (primavera), paus (verão), copas (outono), espadas (inverno). Ao somar todas as cartas, o resultado será 364.

O jugo na Bíblia
No sentido religioso, jugo é a opressão que uma pessoa carrega quando está dominada por seus próprios problemas, como enfermidades, vícios, dívidas etc.

Jogar carta é: se divertir, brincar, rir, fazer amigos, e também é qualidade de vida. Sim, isso mesmo! Os jogos de cartas são capazes de nos trazer sensações e emoções que fazem muito bem para a nossa saúde, além de deixar o nosso dia a dia mais relaxado, trazendo bem-estar para a nossa vida.

Origem chinesa
A exemplo de outras contribuições culturais relevantes para humanidade, o baralho teve origem na China. Sabe-se que ele surgiu durante a dinastia Tang, entre os anos de 618 e 907, mas não é possível indicar a época em que isso aconteceu com maior precisão.

A Federação Espírita Brasileira (FEB) afirmou em nota que “os jogos de azar são danosos a todo o sistema familiar, promovendo o adoecimento do indivíduo e das pessoas próximas. A FEB se posiciona contra o PL, sendo a favor da valorização da vida”, se manifesta a entidade.

A Igreja é contra os jogos de azar de qualquer tipo, inclusive as loterias (ver Manual 2: Administração da Igreja, 2007, 21.1.19). O motivo para sermos orientados a não desperdiçar nosso tempo e dinheiro com isso é simples: “Os jogos de azar são uma coisa errada.

Os textos bíblicos não citam nenhuma proibição à jogatina, à loteria, ou apostas especificamente, mas fala para que fiquemos afastados do amor ao dinheiro, já que a cobiça por este seria a origem de todos os males - como é dito em I Timóteo 6:10 e Hebreus 13:5.

Em meados do século XV surgiu em Portugal um tipo de baralho, cuja origem se desconhece e cujo desenho passou a ser conhecido por baralho português. Este baralho difundiu-se pelo Oriente, levado pelos navios portugueses, sendo mais tarde imitado e adaptado à sua própria cultura, por japoneses, indonésios e indianos.

As 52 cartas representam as 52 semanas do ano. Os 4 naipes representam as 4 estações do ano. As 13 cartas de cada naipe representam as 13 semanas que compõem cada estação. Os quatro naipes mais comuns: Paus, Ouros, Copas e Espadas.

Os naipes são todos de igual valor. Isso quer dizer que nenhum naipe vale mais que o outro.

Voltei-me e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos valentes, a peleja, nem tampouco dos sábios, o pão, nem ainda dos prudentes, a riqueza, nem dos inteligentes o favor, mas que o tempo e a sorte pertencem a todos.

Confira a oração para ganhar na Mega Sena:
Senhor Deus, sei que não sou merecedor, mas és o detentor de todo o ouro e de toda a prata. Sei que és o único e verdadeiro, sei que se há alguém a quem eu posso pedir isto, esse alguém és tu!

Confira três versículos que tratam da agiotagem na Bíblia:
(Levítico 25,37). “Devolvam-lhes imediatamente suas terras, suas vinhas, suas oliveiras e suas casas, e também os juros que cobraram deles, a centésima parte do dinheiro, do trigo, do vinho e do azeite” (Neemias 5,11).