O que a Bíblia diz sobre hemorróidas?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

"Fazei, pois, umas imagens das vossas hemorróidas e as imagens dos vossos ratos, que andam destruindo a terra, e dai glória ao Deus de Israel" (Samuel 1:6.5).

Quem é como o SENHOR, nosso Deus, que habita nas alturas; que se curva para ver o que está nos céus e na terra; que do pó levanta o pequeno e, do monturo, ergue o necessitado, para o fazer assentar com os príncipes, sim, com os príncipes do seu povo; que faz com que a mulher estéril habite em família e seja alegre mãe ...

Diante da ansiedade, o organismo entende que precisa contrair para enfrentar a dificuldade. Essa contração pode causar um forte espasmo no ânus, forçando as veias hemorroidárias que, consequentemente, incham e estufam.

Eventualmente, se a hemorroida não for tratada, ela pode formar coágulos, situação conhecida como trombose hemorroidária. Esse tipo de agravamento da doença provoca dor intensa e exige atendimento médico urgente para controle do quadro.

Estes tomaram dos hebreus a arca do Senhor e foram castigados. "A mão do Senhor veio contra aquela cidade, com uma grande vexação; pois feriu aos homens daquela cidade, desde o pequeno até ao grande e tinham hemorróidas nas partes secretas" (Samuel 1:6.9).

Hipócrates (anos 460 a 360 Antes de cristo) quem primeiro deu um nome a esses tumores. Ele usa a palavra: karkinos (caranguejo em grego) para descrever nódulos ulcerados e que não cicatrizavam e carcinoma para tumores malignos.

O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais.

Para tirar esta dúvida temos um trecho em 2 Reis 20:1-5 que Paulo conhecia muito bem onde diz que o rei Ezequias estando com uma grave enfermidade orou deitado e o Senhor o atendeu falando com ele através do profeta Isaías.

14 E as feras do deserto se encontrarão com as hienas; e o bode selvagem clamará ao seu companheiro; e os animais noturnos ali pousarão, e acharão lugar de repouso para si.

“Fortalecemos e edificamos uma pessoa ao indicar-lhe os traços bons, e causamos temor e fraqueza, quando a criticamos indevidamente.”

As Hemorroidas são veias dilatadas que aparecem na região anal. Elas podem gerar desconforto e sangramento. Geralmente são causadas por fatores genéticos associados a uma alimentação pobre em fibras, esforço durante as evacuações, prisão de ventre ou gravidez.

Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas.

A hemorroida é um problema de saúde bastante comum na sociedade.

Qual anti-inflamatório que tenho em casa posso usar para aliviar crise de hemorroida? Existem três anti-inflamatórios mais indicados nesses casos: Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço.

Hemorróidas são nódulos localizados na borda do ânus devido à dilatação das veias e congestão de sangue. Inicialmente localizada no interior do ânus (hemorróidas internas), mas mais tarde pode exteriorizar (hemorróidas externas). Eles não são perigosos, mas podem se tornar muito desagradáveis.

No entanto, devemos lembrar que: as hemorroidas são responsáveis apenas por causar incômodos na região anal, ou seja, elas não colocam em risco a saúde e a qualidade de vida do paciente.

Para tratar o problema, é recomendada uma visita a um médico proctologista. Ele poderá solicitar o uso de pomadas, supositórios e medicamentos via oral. Casos mais graves podem necessitar de cirurgia de hemorroidas ou ligadura elástica.

Quando Deus feriu a coxa de Jacó, Ele não queria que Israel saísse com a perna do Jacó carnal. Deus não quer que o seu Israel espiritual ande na perna da carne, na segurança da reputação, do nome, financeira. Aquela perna tinha proporcionado que ele fugisse de Esaú por 20 anos.

Tudo depende essencialmente do tipo de tumor maligno e do estágio em que esse câncer se encontra no momento do diagnóstico. As possibilidades de cura estão diretamente relacionadas com tempo em que o tumor é detectado no paciente. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais chances do tratamento dar certo.

– Quais tipos de câncer podem ser hereditários? Há diversas alterações genéticas ou síndromes que podem ocasionar o surgimento de lesões tumorais, entre as mais comuns, está a mutação no gene BRCA1 e BRCA2 que aumentam a chance de desenvolvimento de câncer de mama, ovário, próstata e pâncreas.

Um dos primeiros registros de câncer existentes é um papiro egípcio do século 7 a.C. O documento, traduzido em 1930, contém os ensinamentos do grande médico Imhotep: são relatos de enfermidades que assolavam a população, entre as quais “massas salientes no peito (...) que se espalham”.