O que a Bíblia diz sobre guardar dinheiro?

Perguntado por: egonzaga3 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

“O sábio economiza e tem sempre bastante comida e dinheiro em sua casa, mas o tolo gasta todo o seu dinheiro assim que o recebe.” Gastar menos do que ganha é uma premissa indispensável na vida de todas as pessoas.

1 – TUDO VEM DE DEUS – Aquele que confia nas suas riquezas cairá (Provérbios 11:28). O dinheiro é muito importante em nossas vidas, diria até fundamental para determinadas coisas.

“A Bíblia não diz que o dinheiro seja o princípio de todos os males, mas sim 'o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males' (1 Timóteo 6:10 – BJ). É perfeitamente possível encontrar-se na posse de bens materiais, o que alguns chamaram um 'substituto da salvação.

Defina um propósito para guardar dinheiro
Assim, é preciso pensar quanto da sua renda deve ser reservada para chegar ao valor necessário para realizar esse desejo. Quem simplesmente começa a gastar o próprio salário sem nenhum tipo de planejamento sempre terá a sensação de não saber para onde está indo o dinheiro.

2 – Avareza
O segundo dos pecados financeiros é a avareza, que corresponde ao apego em excesso ao dinheiro, o que pode significar perigo, em especial no que se refere aos investimentos.

Seja Generoso – Pv 11:25
De nada adianta ser bem sucedido financeiramente, ter fatura, bons investimentos e não ser generoso com as pessoas a sua volta. A generosidade é a qualidade de quem ama dar, doar. Pessoas generosas refletem o amor de Deus! Ter uma vida financeira próspera é o desejo da maioria das pessoas.

19 E a todo homem, a quem Deus deu ariquezas e bens, e lhe deu poder para comer deles, e tomar a sua porção, e desfrutar do seu trabalho, isso é dom de Deus.

Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade.

Provérbios que nos ensinam a poupar

  • Para ganhar, basta poupar (no poupar é que está o ganho) ...
  • A poupar se gasta e, a gastar se poupa. ...
  • Poupar enquanto há; não havendo, poupado está ...
  • Grão a grão enche a galinha o papo. ...
  • Mais vale poupar no princípio que no fim.

"Ninguém pode servir a dois senhores. Porque, ou odiará a um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas.

29 Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem será atirado.

Verdadeira riqueza é ter liberdade de escolha
Isso tem tudo a ver com o conceito de independência financeira. Em outras palavras, riqueza é a sua capacidade de aproveitar os recursos – sejam eles fartos ou escassos – que tem à disposição. Isso determina se a pessoa é pobre ou rica.

Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido. Quando aumentam os bens, também aumentam os que os consomem.

Fé e investimentos
A Bíblia, por exemplo, tem muito a dizer sobre riqueza. Inclusive, foi o personagem central da Bíblia quem mandou as pessoas calcularem antes de se lançarem em algum empreendimento para não “estacionarem” por falta de dinheiro, conforme registrado em Lucas 14: 28-30.

Guardar dinheiro ou investir: a importância do propósito
Basicamente, poupar dinheiro é guardá-lo regularmente. Portanto, você gasta menos dinheiro do que ganha e guarda o que sobra, um hábito que deve ser uma parte automática do seu orçamento mensal.

35% para aplicações e outras formas de economia pode até parecer muito, mas isso é fundamental para que você tenha uma efetiva segurança financeira. Trace essa meta todos os meses e veja como suas economias podem começar a trabalhar por você (por meio de seus rendimentos mensais).

Poupar é um hábito muito importante na vida do ser humano. Ter um dinheiro guardado ajudará você a realizar projetos futuros, a comprar produto ou serviço à vista e ganhar um desconto ou até mesmo ter uma certa tranquilidade para situações de emergência.