O que a Bíblia diz sobre fechar a boca?

Perguntado por: ddrumond . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

“O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21.23). O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua. Devemos abrir a boca para abençoar o nosso irmão, para adorarmos ao Senhor. Mas, infelizmente, muitos têm sido destruídos pela falta de sabedoria.

A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.

3 Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca, guarda a porta dos meus lábios. 4 Não inclines o meu coração a coisas más, a praticar obras más, com aqueles que praticam a iniquidade, e não coma eu das suas delícias.

19 Quando são muitas as palavras, o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato.

De tanto aquele povo reclamar e murmurar vieram serpentes venenosas que mordiam, picavam aquele povo e muita gente morreu em Israel. O veneno vem da murmuração, vem da reclamação e vai nos enfraquecendo, vai tirando a vida de Deus em nós.

Provérbios 13:3 ARC
O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios tem perturbação.

Primeira coisa que o nosso coração precisa saber é escutar, acima de tudo, saber escutar a Deus, por isso que a ordem é sempre essa: “ouvir minha voz, a voz do Senhor”.

Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.

26 Se alguém entre vós supõe ser religioso, e não refreia a sua alíngua, mas engana o seu coração, a religião desse é bvã.

18 Fugi da fornicação. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1.

10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por causa de Cristo. Porque quando estou afraco, então sou forte.

21 Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes afé e não bduvidardes, não só fareis isto à figueira, mas até se a este cmonte disserdes: Ergue-te e precipita-te no mar, assim será feito; 22 E tudo o que apedirdes em boração, crendo, o recebereis.

1 Com a minha voz clamei ao Senhor, com a minha voz supliquei ao Senhor. 2 Derramei a minha queixa perante a sua face; expus-lhe a minha angústia. 3 Quando o meu espírito estava angustiado em mim, então conheceste a minha vereda; no caminho em que eu andava, esconderam-me um laço.

Quando Deus abre a boca, Suas palavras têm direção certa e jamais voltam vazias.

O Salmo 141 é uma oração por orientação e proteção. O salmista começa com um apelo à aceitação de Deus (v. 1, 2), implora para que sua linguagem seja pura (v. 3, 4), expressa o desejo de ser censurado pelo justo e de não receber enganosa bajulação do ímpio (v.

8 O que semear a perversidade ceifará males, e a vara da sua indignação se acabará.