O que a Bíblia diz sobre falar menos?

Perguntado por: upereira8 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Mas Tiago 1:19 nos diz: "Meus amados irmãos, tenham isto em mente: 'Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se'". Deveríamos colocar esse versículo em algum lugar onde pudéssemos vê-lo todos os dias.

Provérbios 13:3 ARC
O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios tem perturbação.

Provérbios 10:19 NVT
Quem fala demais acaba pecando; quem é prudente fica de boca fechada.

A língua é um mal incontido. Mateus 12:31 nos lembra: “Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e a blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens”. Tome cuidado com o que você fala.

A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno” (Tiago 3:5–6).

Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.

O Sermão da Montanha dado por Jesus continua em Mateus 6–7. Nessa parte do sermão, Ele ensinou que devemos praticar atos justos de devoção para agradar ao Pai Celestial. Ele também instruiu Seus discípulos a buscar primeiro o reino de Deus.

Eis que não sei afalar, porque ainda sou um bmenino. 7 Porém disse-me o Senhor: Não digas que és um menino; porque aonde quer que eu te aenviar, irás; e tudo quanto te bmandar, falarás.

De tanto aquele povo reclamar e murmurar vieram serpentes venenosas que mordiam, picavam aquele povo e muita gente morreu em Israel. O veneno vem da murmuração, vem da reclamação e vai nos enfraquecendo, vai tirando a vida de Deus em nós.

Pois, a boca de um homem “fala do que o coração está cheio” (Lc 6,45).

Provérbios 10:19 NVI
Quando são muitas as palavras, o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato.

Provérbios 17:28 NBV-P
Até o tolo passa por sábio se ficar calado, e, se controlar suas palavras, parecerá uma pessoa com discernimento.

16 Estas seis coisas o Senhor odeia; sim, sete a sua alma abomina: 17 Olhos aaltivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, 18 O coração que maquina pensamentos viciosos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 A testemunha falsa que respira mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

8 Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode arefrear, está cheia de peçonha mortal. 9 Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldizemos os bhomens, feitos à semelhança de Deus. 10 De uma mesma aboca procedem bênção e maldição.

Por isso, no século XII, proliferaram na Igreja católica os tratados que catalogavam e analisavam não os pecados da boca ou da palavra, mas os pecados da língua, tais como a blasfêmia, a mentira, a adulação, a zombaria, a jactância, a tagarelice ou a discórdia.

O PODER DA PALAVRA FALADA pretende investigar essa arte de contar histórias fortalecendo o protagonismo do agente contador e de seu discurso oral, traçando caminhos para um processo de autoria de oralidade frente às histórias, fortalecimento da memória e da individualidade ao narrar.

Desde a criação o mundo, o poder das palavras é notório
Deus fala: “Pela fé – ao crermos em Deus – sabemos que o mundo e as estrelas, de fato, todas as coisas foram feitas mediante uma ordem (palavra) de Deus; e que foram feitos do nada.” “… assim é a minha palavra.

Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.

A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.

“Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria.” “O tolo não tem prazer na sabedoria, mas só em que se manifeste aquilo que agrada o seu coração.” Muitas pessoas são lerdas em aprender mas apressadas em falar.