O que a Bíblia diz sobre desonrar os pais?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 7 votos

(Vide Levítico 20:9; Deuteronômio 21:18–21; Mateus 15:4; Marcos 7:10.) Hoje, deixar de honrar nossos pais não é crime capital em nenhum país, pelo que nos consta. Entretanto, o mandado divino de honrar pai e mãe jamais foi revogado.

O Senhor ordenou que os filhos honrassem os pais, dizendo: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra” (Êxodo 20:12). Honrar os pais significa amá-los e respeitá-los. Também significa obedecer a eles.

Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe, será morto. Cada um de vós respeitará sua mãe e seu pai.

Na desobediência ativa, o pequeno responde de forma imediata e negativa, afirmando que não fará o que foi pedido. Em ambos os casos, podemos observar que, independentemente do temperamento ou da personalidade da criança, o final é sempre o mesmo: não há o cumprimento de direcionamentos dados pelos pais.

Maldito quem desonrar seu pai ou mãe. E todo o povo dirá: Amém! Honra teu pai e tua mãe, a fim de que venhas a ter vida longa na terra que Yahweh, o teu Deus, te dá. Quem ferir seu pai ou sua mãe, será igualmente morto.…

Mostrar respeito por nossos pais, em qualquer circunstância. Ter consideração por seus sentimentos. Dar-lhes motivo para terem orgulho de nós. Ser pacificadoras e exemplos do evangelho de Cristo.

20 Numa grande casa há vasos não apenas de ouro e prata, mas também de madeira e barro; alguns para fins honrosos, outros para fins desonrosos. 21 Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra.

É dever dos pais assistir, educar e criar os filhos menores, conforme dispõe o art. 229 da CF/88, regulamentado pelo Código Civil, que impõe a ambos os genitores o dever de sustentar, guardar e educar os filhos menores (art.

1 Não arepreendas asperamente os homens idosos, mas badmoesta-os como a pais; aos jovens, como a irmãos. 2 Às mulheres idosas, como a mães; às moças, como a airmãs, em toda a pureza. 3 Honra as aviúvas que verdadeiramente são viúvas.

Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada um morrerá pelo seu pecado. A coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais. Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.

Honrar eles, te faz forte, de raiz profunda, conectado ao centro da Terra onde ela te provê, te protege e te alimenta. Não importa se os pais já morreram, se nunca os conheceu ou se não foram cheios de virtudes.

Os Pais nos deram a vida, se estamos aqui, eu escrevendo e você lendo, é graças a eles, por isso temos que ser agradecidos. Se você tem filhos, você sabe que muitas vezes abdicou de fazer coisas que queria ou deixou de comprar algo que estava afim para dar o melhor para eles.

Um ministério sublime que Deus concedeu às mulheres, dando a elas, a capacidade para exercerem este papel e chamado, com toda sua singularidade. Deus não exige de nós que sejamos mães, mas, para aquelas que se dispõe e, que se submetem a esse chamado, Deus se coloca como ajudador.

Haverá castigo sobre nós por cada ato de desobediência a Deus, não devemos nos desviar da sua palavra, não deveríamos ter adorado outros deuses senão ao Senhor.

A desobediência pode causar muita dor de cabeça nos pais mas não podemos dizer que toda desobediência significa criança com mal comportamento, ou com comportamentos danosos para si mesma.

Provérbios 4:1-14 NVT
Meus filhos, ouçam quando seu pai lhes ensina; prestem atenção e aprendam a ter discernimento. Pois a orientação que lhes dou é boa; não se afastem de minhas instruções. Quando eu era filho de meu pai, filho único, amado por minha mãe, meu pai me ensinava: “Leve minhas palavras a sério!

O texto de Provérbios 22:6, na Versão Almeida Revista e Atualizada no Brasil, está assim traduzido: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.”

Quando alguém é desobediente, significa que não está seguindo as regras propostas. Entre pais e filhos, a desobediência é bem comum. É, inclusive, uma parte natural do crescimento e desenvolvimento das crianças.