O que a Bíblia diz sobre cobra?

Perguntado por: imuniz . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Genesis 3:1 (NTV) diz, “A serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus havia criado.” Na versão King James da Bíblia, astuto é chamado de “sutil”.

A serpente, tanto na Bíblia quanto em outras crenças, se apresenta como uma figura dual. Na Torá, temos a serpente do nosso objeto de estudo como uma personagem negativa, e a serpente de bronze de Moisés, por exemplo, como uma figura positiva.

Assim como Lilith é a própria serpente que assume forma de mulher, Melusina é mulher transformada em serpente da cintura para baixo como punição por desobediência à fada sua mãe. Assim como Lilith é muito fecunda, gera pelo menos cem filhos demônios por dia, Melusina teve dez filhos homens.

Diane – É o pecado capital da inveja da Serpente. Faz parte do clã de gigantes, possui um enorme poder físico e uma conexão profunda com a terra. Ela é confiante, pavio curto e fará qualquer coisa para proteger uma vida inocente.

O Senhor enviou serpentes para ajudá-los a se humilhar e lembrar Dele. As serpentes mordiam o povo e muitas pessoas morreram.

A cobra simboliza a força vital, o renascimento, a renovação, a criação, a ressureição, a vida e morte. Esse animal reservado, misterioso e, algumas vezes, venenoso, possui diversas simbologias, ora boas e ora más, uma vez que muitas culturas associam a cobra ou serpente com algum deus ou demônio.

Na verdade, o significado espiritual da cobra pode ser muito mais positivo do que você imagina. Fertilidade, renascimento, cura, sabedoria e força espiritual são algumas das principais interpretações.

16 Eu os estou enviando como ovelhas no meio de lobos. Portanto, sejam astutos como as serpentes e sem malícia como as pombas. 17 "Tenham cuidado, pois os homens os entregarão aos tribunais e os açoitarão nas sinagogas deles.

Um dos propósitos do Livro de Mórmon é nos ajudar a entender melhor as outras escrituras. Um bom exemplo disso é a história das “serpentes ardentes” — ou seja, serpentes venenosas — que perturbavam os israelitas enquanto estavam no deserto. Você provavelmente já ouviu essa história. Néfi a menciona, assim como Alma.

São carnívoras e se alimentam dos mais variados animais, desde aranhas e insetos, até vertebrados como roedores e anfíbios. Portanto, elas têm importante papel no equilíbrio ecológico, sendo co-responsáveis pela manutenção do tamanho de certas populações de pragas e servindo de alimento para mamíferos e aves.

[Figurado] Pessoa pérfida e traiçoeira; víbora: esta mulher é uma serpente.

A teoria de que as cobras vieram de animais aquáticos perdeu espaço para outra hipótese, hoje mais aceita no meio científico: as primeiras serpentes tiveram origem terrestre.

14 E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, 15 para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.

Soberba

1. Soberba. A soberba pode ser definida como orgulho excessivo. É a tendência de se considerar melhor do que as outras pessoas.

São elas: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba. Os pecados podem ser vistos como a contraparte das virtudes, qualidades que constituem bons indivíduos, como humildade, generosidade, empatia etc. O surgimento e propagação aconteceram através da Igreja Católica durante a Idade Média, no século VI.