O que a Bíblia diz sobre chuva?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Salmos 65:9-13: “Tu visitas a terra, e a refrescas; tu a enriqueces grandemente com o rio de Deus, que está cheio de água; tu lhe preparas o trigo, quando assim a tens preparada. Enches de água os seus sulcos; tu lhe aplanas as leivas; tu a amoleces com muita chuva; abençoas as suas novidades.

Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. Orou outra vez, e os céus enviaram chuva, e a terra produziu os seus frutos.

Assim, as expressões «chuva temporã» e «chuva serôdia» significam que se trata de chuva que vem fora da sua época habitual, mas a temporã é a que aparece antes, e a serôdia é a que surge depois da época normal.

Resultante da ação e da iniciativa do céu e das divindades que o habitam, a chuva é um símbolo universal de fecundidade e fertilidade.

1. Água que cai das nuvens. 2. [Figurado] Abundância do que sobrevém (ex.: chuva de críticas).

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1. Postado em 26 de maio de 2013 às 15:33.

Deus pode acalmar todas as tempestades (Salmos 107:28-30)! Se você tem enfrentando tempestades em sua vida, lembre-se que o Senhor tem poder sobre todas as coisas. Busque-O e creia nele de todo o coração (Jeremias 17:7).

Esse acontecimento, onde Jesus acalma a tempestade, aparece nos 3 Evangelhos Sinópticos: Mateus 8:23-27, Marcos 4:35-41 e Lucas 8:22-25. Podemos ver, nesse relato, que Jesus tem poder para nos salvar de todas as tempestades repentinas da vida, nos trazendo segurança, tranquilidade e paz.

Como pontuado anteriormente o Pai de Apolo é Zeus. Ele é identificado como o deus da chuva, dos raios e relâmpagos, visto também como o pai dos deuses do Olímpio.

São Pedro foi o "primeiro manda-chuva" do cristianismo. Ele é o guardião da chuva, ou melhor dizendo, é o que manda na parada toda. Muitos brincam que quando chove é porque São Pedro resolveu arrumar o céu e que está lavando o chão.

Se quisermos ser literais, a primeira vez que é mencionada a chuva na Bíblia é na história do dilúvio, em Gênesis 7,12: E a chuva caiu sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites.

Dito isso, em termos estéticos, a decoração chuva de benção trabalha com a ideia de que uma chuva de coisas boas cairá sobre os convidados da festa de modo que a celebração seja divertida, próspera e, é claro, abençoada.

23 Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, e regozijai-vos no Senhor vosso Deus; porque ele vos dá em justa medida a chuva temporã, e faz descer abundante chuva, a temporã e a serôdia, como dantes.

Que aparece ou acontece fora do tempo que é considerado próprio.

Esse aspecto de objeto “divino” chegou mesmo ao Cristianismo. Nas cerimónias litúrgicas existem sempre dois guarda-chuvas que seguiam à frente do Papa. Um deles, que ia aberto, simbolizava o poder temporal e o outro, sempre fechado, representava o poder espiritual.